Por que camisas de time são tão caras


Impostos. Pagamos mais do que outros países, como Inglaterra, Espanha e França. Em alguns casos até 60% do preço da camisa é imposto. Também existe a questão logística. É mais barato comprar uma camisa da Ásia do que uma do Brasil. Mas leva mais tempo. Porém essa é uma resposta muito simplista, já que camisas comuns custam muito menos do que duzentos reais. Uma camisa de time custa em média 249 reais nas lojas. Custa apenas onze reais para ser feita na fábrica. Com os encargos sai entre 55 e 72 reais. Chega na loja por metade dos 249 reais. Todos adicionam muito valor.

Um lojista não é autorizada a diminuir seu preço. Sequer podem dar desconto nas versão mais antigas nem no caso de grandes compras. Uma empresa nova poderia até fazer um preço menor, mas poderia desvalorizar a marca. Afinal, sempre associamos preço à qualidade. Testes cegos mostram que um vinho é considerado superior por quem bebe quando dizem que a bebida é mais cara. Se víssemos camisas de preços diferentes poderíamos pensar que a mais cara é superior, ou no mínimo, mais resistente.Mesmo que o lojista decida vender mais barato, há a concorrência da loja oficial da marca. Um preço muito mais baixo poderia dar a impressão de que o produto não é legítimo ou que possui alguma falha.

Os produtos piratas são muito mais baratos e é comum serem a base para dizerem que as camisas poderiam custar menos. Mas é impossível uma empresa vender uma camisa tão barato. Existem impostos nas lojas, fábricas e importadoras. Os ambulantes não pagam boa parte deles. Se uma camisa original dura pouco tempo a fábrica tem toda uma linha de produtos manchado. A preocupação é maior. As pessoas podem voltar para a loja se queixando e até mover processos. Isso não acontece com os piratas. A qualidade pode ser inferior. Ninguém jamais moverá um processo.

Fonte: Loja Esquadrão
O Bahia ganhava onze reais por cada camisa vendida pela Umbro, que custava 249 reais. Decidiram fazer o modelo em uma marca própria, a Esquadrão. Agora vai 35% do valor para o Bahia. Também há modelos apenas para o time, com desenhos escolhidos em votação pelos torcedores. Sendo o único cliente, puderam fazer modelos especiais, como a XLGG(5 acima do G), várias infantis e a com proteção UV. Além da rara feminina, porque geralmente as vendidas para mulheres são apenas versão masculinas menores. As vendas subiram 50%. O lucro do time triplicou. E o preço da camisa caiu para quase a metade do preço. Essa é uma demonstração de que os clubes podem vender mais barato e as empresas também. O que até aumenta o lucro. Por que não fazem então?

Fazer marca própria faz com que a torcida se engaje mais como time. Também permite que mudanças sejam feitas mais rapidamente. O Coritiba arrecadou cinco milhões em 2019 com a venda de suas camisas. A torcida do Flamengo é pelo menos vinte vezes maior. Por mais que seja simplista dizer que ganhariam cem milhões por ano se tivesse a marca própria, o potencial existe. Outro desvantagem das grandes empresas é que as vezes existem camisas padronizadas demais. O mesmo material e cor é utilizado no mundo todo então pode haver uma camisas dois ou três sem identificação nenhuma do time. A laranja do Corinthians não foi uma homenagem ao Terrão, equipe de base deles. Mas porque a Roma utilizava.

Maiores torcidas no Brasil, com base em redes sociais. Fonte: Globo Esporte
As empresas que fazem camisas de futebol se colocaram como tendo produtos de alta qualidade. Há camisas comuns por 80 reais. Jaquetas por 360. As empresas cobram caro por suas camisas de time também porque as pessoas pagam. Usualmente se fala que a concorrência é boa para o consumidor, porque ajuda a diminuir os custos. Mas não acontece isso com um time de futebol. Ninguém compra a camisa do rival só porque está mais barato. E esse motivo faz muita diferença. Os clubes também recebem dinheiro para vender o direito de imagem do escudo do time para as empresas. O Flamengo recebe 17,7 milhões por ano da Adidas. Além de prêmios por conquistas, indo até dois milhões se vencer a Libertadores.Há também a questão do status. Um time que usa o mesmo material esportivo dos grandes europeus e seleções se colocam como tendo um valor maior para os torcedores.

Camisas de time são caras porque:1)Impostos e logística 2)Propaganda das empresas como um produto de alto nível 3) Patrocínio indireto aos clubes 4) Porque as pessoas pagam. 5) Clubes rejeitarem novidades, como a marca própria.

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