Almanaque da Fórmula Um
A Fórmula Um surgiu por conta dos Grandes Prêmios disputados na Europa. Foi feita uma união deles em um campeonato só. A expectativa era que fosse o maior campeonato de monopostos, os carros de uma só pessoa .A primeira corrida foi em 1950, em Silverstone, Inglaterra. A família real esteve presente, a única vez que isso aconteceu. Houve corridas em Mônaco, Suíça, Bélgica, França e Itália. As 500 milhas de Indianópolis também contava pontos para o campeonato, apesar dos carros, equipes e pilotos serem completamente diferentes. Esperavam com isso que fosse um campeonato mais mundial. Esses GP'S já eram muito valorizados antes da Fórmula Um existir.
Somente Inglaterra e Itália tiveram corridas em todas as edições. Apenas os 4 melhores resultados valiam para o campeonato. Esse campeonato com descartes permitiu que Alberto Ascari fosse bicampeão em 52 e 53 com a pontuação máxima e tendo que descartar vitórias. Ele venceu todas as seis corridas de 53, perdendo apenas a de Indianópolis, que não disputou. Junto com Vettel, tem o recorde de 9 vitórias seguidas. Jim Clark também foi bicampeão com a pontuação máxima em 63 e 65, mas não descartou vitórias.
Fangio foi campeão ou vice em todas as temporadas completas que teve. Nunca saiu da corrida por falha própria. Foi penta em sete temporadas e tem o mair percentual de vitórias, títulos, poles, primeiras filas e pódios. Até 57 era permitido dividir o carro e os pontos numa corrida. Graças a isso foi campeão em 56, pois seu carro quebrou na última corrida e o vice o convidou a dividir o carro. Porém, talvez não perdesse o título mesmo assim, impossível saber.
Algumas Ferraris históricas. Fangio foi campeão em 1956 pela equipe. Fonte: Wikipedia |
A Ferrari participou de todos os campeonatos, mas não participou da primeira corrida. Também é a única equipe em todas as edições. Recordista de vitórias, títulos e poles, tanto no total como no proporcional. Prost e Stirling Moss são tetravice. Moss porém jamais foi campeão e é quase unânime o melhor não campeão.
Em 58 a primeira mulher participou, Maria Teresa de Filippis. Foram três corridas. No total foram cinco e apenas Lella Lombardi pontuou. 0,5 em 1975 na Espanha, uma corrida que acabou com menos voltas e por isso só valeu meia pontuação. Em 1976, na Inglaterra havia duas, Lombardi e Divina Galica. Já o primeiro negro foi Lewis Hamilton, em 2007.
Jack Brabham foi o único a ser campeão pilotando o carro da própria equipe, em 1966. Foi seu tri, após 59/60. Em 67 perdeu o tetra porque seu "funcionário" o venceu por três pontos a mais.
Em 1964 John Surtees foi o primeiro campeão mundial com duas e quatro rodas. Foi heptacampeão na motovelocidade entre 350 e 500 cilidrandas. Foi auxiliado pela regra dos descartes, porque teve um ponto a menos que o vice. Prost também fez mais pontos que o campeão, Senna, em 88.
Jim Clark é unanimamente o melhor bicampeão que já houve. Foi quem mais liderou em 67, mas seu carro quebrava com muita frequência e foi o terceiro colocado. Em 68 era considerado barbada seu título, mas morreu em um acidente na Fórmula 2. Os pilotos ganhavam bem menos do que hoje então participavam em outras categorias com regularidade. Também havia menos corridas por ano. Hoje temos 21 . Ayrton Senna correu sempre 16, entre 84 e 94. Jim apenas 10. Clark também é o recordista de Grand-chelem, hattrick com vitória de ponta a ponta, com oito.
O carro de seis rodas. A fórmula Um já foi muito diferente |
Jochen Rindt foi o único campeão póstumo. Venceu cinco corridas em 70 e morreu faltando três provas. Em 1975 foi criada a Copersucar e em 76 Fittipaldi se tornou piloto do seu próprio carro. Foi o mais jovem campeão até 2005 e era bicampeão e bivice quando trocou de equipe pelo sonho de imitar Brabham. Hoje se considera um erro, mas os pilotos da época vinham em sua maioria da área mecânica, não do kart.
O final dos anos 80 e começo dos anos 90 foi o período de maior popularidade mundial da Fórmula Um. Em parte pela rivalidade de Senna e Prost. Foram companheiros de equipe em 1988 no que é considerado o time dos sonhos do esporte, porque também estavam no considerado melhor carro que já fizeram, o MP4/4. Venceram 15 das 16 corridas. Só não foi 100% porque um retardatário causou um acidente quando Senna liderava. Percentualmente, ainda é o recorde de vitórias em um ano.
Final anos 80 em uma foto. Senna, Prost, Mansel e Piquet |
Rubinho Barrichelo foi quem mais disputou corridas, com 326. Mais o maior vencedor foi Michael Schumacher, com 91. Também tem o recorde de título, voltas mais rápidas, pódios e hattricks, com 7,77,155 e 22 respectivamente. Hattrick é pole, melhor volta e vitória na mesma corrida. Também teve em 2002 uma temporada em que foi para o pódio em todas as 17 corridas, outro recorde. O recorde de poles é de Lewis Hamilton, com 88. Também é o segundo em títulos e vitórias. A chance de bater esses recordes antes da aposentadoria é grande. Ele foi junto com Jaques Villeneuve os únicos a serem campões na segunda temporada e os únicos vice no primeiro ano. Mas se não considerarmos Fangio e Farina, que correram nas duas primeiras temporadas da Fórmula 1.
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