Os estaduais precisam acabar?

Para aqueles que não disputam Libertadores, Copa do Brasil e o Brasileiro, os estaduais são a maior chance que os times têm para ganhar algum título no ano. Tendemos a pensar mais no time que torcemos, mas são apenas 20 na primeira divisão. Além disso, boa parte dos estados jamais ganhou um desses campeonatos. No Nordeste, apenas Bahia e Sport tem títulos nacionais, o Paysandu é o único da região Norte com uma conquista (a extinta copa dos Campeões) . Não há nenhum vencedor na região Oeste. Sendo assim, já podemos ver que os estaduais não precisam acabar. 

O campeonato paulista é disputado desde 1902 e é graças a ele que temos as grandes rivalidades desse estado. Em 1979 Santos, Corinthians e São Paulo abriram mão do campeonato brasileiro para disputar o campeonato paulista. E, para muitos corintianos o título de 1977 é o mais celebrado deles, mais até do que o mundial de 2012. E, muitos palmeirenses consideram mais importante o Paulista de 93 do que o Brasileiro de 93.

Mas, eles tem valor ainda hoje?

A torcida ainda vê muito esses jogos. Vários jogos passaram dos vinte mil de público pagante no campeonato paulista, sendo que a média de 2019 passa dos nove mil .Isso significa que a torcida se importa. Afinal isso é cerca de metade da média de público do Brasileirão. Também foi quase o dobro da série B e os campeonatos carioca e paulista tem mais público que a Copa do Nordeste. Isso tudo apesar de não terem os maiores estádios do Brasil, afinal times de interior não tem condições financeiras de manter o Maracanã. Os torcedores comemoram o título estadual e passar o rival no ranking de maiores campeões é sempre celebrado. Além de ser uma medida do valor de um clube. Um grande sinal de que o interesse ainda existe é a quantidade de comentários que são feitas nos dias seguintes aos jogos. Além dos memes e piadas contra o adversário que fica anos sem ganhar o estadual, mesmo que no meio tempo ganhe outro título.

Público médio por competição em 2019

Os campeonatos estaduais dão lucro. Os times paulistas ganham mais com o estadual do que com a Libertadores, apesar de essa diferença estar diminuindo. Mas essa situação tem mudado por conta da televisão . As audiências são boas, especialmente na fase final e nos clássicos. Porém, vários contratos foram desfeitos com a Globo e alguns times tem se aventurado através das suas próprias transmissões. Alguns com sucesso, outros nem tanto. Os grandes de São Paulo ganham mais de um milhão por jogo no campeonato paulista. E, se eles não se mexem para mudar isso, é um sinal de que eles valorizam a competição.  Em várias ocasiões o Brasil não enviou times à Libertadores, mas nenhum se recusou a ir ao estadual. O Santos por exemplo, desistiu da Libertadores em 1966,67 e 69 pois não era lucrativo. Até o São Paulo em 92 preferia o Paulista, porque financeiramente era melhor.


A copa do Nordeste, série D, Copa do Brasil e Copa Verde os utilizam como base para definir seus participantes. Se acabam com os estaduais, como definir quem vai ou não? A seletiva estadual é necessária. Estaduais também podem ser utilizados como pré-temporada. O Atlhetico Paranaense faz isso, usando seu time sub-23. Também é muito comentado que o momento ideal para se trocar treinador é na virada do ano. Os times grandes tem a oportunidade de ter uma fase para experimentação e ganho de entrosamento dos times sem grande pressão. É também uma boa oportunidade para os times lançarem seus jogadores das equipes de base. Porém, deve-se observar que há o risco de não se classificarem para a fase final. O que não é o fim do mundo. Afinal, não se pode ganhar todas. 

Além disso, são 800 clubes profissionais existentes no Brasil. Não existe maneira de todos eles terem jogos sem os campeonatos estaduais. É difícil fazer viagens aéreas para muitos deles, especialmente para aqueles do interior. O Brasil tem dimensões continentais , e até mesmo para times da primeira divisão do Brasileiro já aconteceu de um time se atrasar por conta de falhas no aeroporto. Eliminar os estaduais seria acabar com muitos times. Além disso, estaduais ainda revelam muitos grandes jogadores.

Com isso vemos que faz sentido continuar os estaduais, porém seria necessário haver mudanças, como algumas das sugeridas no link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram