Por que os melhores jogadores dos EUA não costumam competir nas olimpíadas ?


O Dream Team, campeão de 1992 das olimpíadas, é conhecido não só como o melhor time de basquete de todos os tempos mas até como o melhor time de esportes coletivos de todos os tempos. Larry Bird, Magic Johnson, Karl Malone, Michael Jordan, David Robinson, John Stockton e Clyde Drexler, todos entre os 5 melhores de suas posições em todos os tempos. Porém, nenhum time de nível parecido surgiu depois, mesmo com grandes jogadores ainda surgindo. Por quê? Porque muitos se recusam a jogar as Olimpíadas.

Que a NBA exige muito fisicamente dos jogadores não é novidade. São 82 jogos na temporada regular, com muitos jogos em dias seguidos (back-to-back) e até 2016 havia os 4-in-5, com quatro jogos em cinco dias. Jogadores ficam ansiosos pelas férias, seja para descanso, recuperação de lesões ou oportunidades de evolução dos seus fundamentos. Muitos conseguiram melhorar muito nesse período, especialmente arremessos. Então a oportunidade de descansar nas Olimpíadas é muito valiosa. Os melhores jogadores das finais, LeBron James, e da temporada regular, Curry, decidiram não jogar a Olimpíada. Kawhi Leonard e Russel Westbrook foram outros eleitos para o time titular da NBA que deixaram de ir para os jogos, sendo que Kawhi foi eleito o melhor jogador defensivo do ano, o que significa que quatro dos cinco melhores jogadores do país não foram para o campeonato. Essa seleção então poderia ser muito melhor.

Seleção de 2016 das Olimpíadas. Fonte: Terra
Os EUA venceram 15 das 18 olimpíadas até hoje, perdendo apenas cinco partidas em toda a história dos Jogos Olímpicos. Todos os grandes jogadores venceram uma edição, porém muitos jamais venceram a NBA, como Karl Malone, John Stockton e Charles Barkley, três grandes jogadores do Dream Team. nas Olimpíadas, ganhar a medalha de ouro não é um diferencial. Se vencer, não é mais que a obrigação. Se perder, é um escândalo. Num jogo com tantas estatísticas como o basquete, com dados de pontos e assistências desde a década de 40, um título da NBA é tido como um diferencial nas muitas listas de melhores jogadores da história e para ter sua camisa aposentada em suas equipes. 

Um outro ponto é que muitos outros atletas de alto nível deixaram de jogar então não há uma queixa contra a falta de patriotismo. Na seleção brasileira de futebol só houve uma dispensa em Copa do Mundo, em 1986, quando Leandro se recusou a ir ao mundial por solidariedade à Renato Gaúcho. Vários jogadores deixaram de ir à alguns jogos específicos ou algum campeonato, mas se aposentar da seleção ainda jogando em bom nível nunca ocorreu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram

Mata-mata ou pontos corrido? Qual o melhor