Ganhar a Copa do Mundo faria Messi um jogador melhor?


Messi é pior do que Pelé porque nunca ganhou uma copa, e Pelé ganhou três. Vampeta é melhor do que Cristiano Ronaldo porque já ganhou um título. Quantas vezes ouviu isso?

Alguns jogadores fizeram fama em copas e não ganharam. Puskas, Hideguti e czibor fizeram parte de uma seleção que foi tida como a maior injustiça da história das copas, a Hungria de 1954. Tiveram o melhor ataque de todas as copas do mundo, com 27 gols marcados em apenas cinco jogos, com 5,2 gols por jogo. Também é conhecido por criar o falso nove, posição em que Messi joga. Fama maior do que a de Fritz Walter, campeão pela Alemanha em 1954.

Outro que não precisou de copas para fazer a revolução foi Cruyff, que fez parte do carrossel holandês de 1974, um esquema que ainda não conseguiu ser repetido. Ele revolucionou o futebol como jogador e como técnico algo que muitos não conseguiram. Porém, perdeu a Copa do Mundo para a Alemanha de Franz Beckenbauer, que teve grande sucesso como técnico também.

Stanley Matheus,melhor jogador inglês de todos os tempos não participou da copa de 66, ao contrário de Bobby Charlton. George Best também é conhecido como melhor do que os vencedores ingleses, e sequer conseguiu se classificar para uma copa do mundo, por ser da Irlanda do Norte.

Eusébio é quem disputava o título de melhor jogador da década de 60 com Pelé, não Jimmi Greaves. Porém, para muitos é a copa de 86 que fez a diferença para Maradona nos embates contra Platini e Zico.

Platini ou Zidane? Muitos falam Platini, não só os com mais de 40 anos. Há até quem fale de Just Fontaine, com o melhor desempenho individual francesa em uma copa, com 13 gols em seis jogos.

Por que muitos argentinos acham que Maradona é melhor que Messi? Apesar de um ter ganhado a copa, não apostaria nisso. A identidade dele com a torcida é muito maior, pelas suas atuações fora de campo, muito emotivas, enquanto Messi parece indiferente. Mesmo se a Argentina ganhasse em 2014, com cinco gols dele na final, ainda não ganharia do Maradona.

Di Stefano não teve a chance de jogar a copa, como também não tiveram George Weah, Heleno de Freitas, Friendeireich e outros grandes craques, que ainda assim tiveram seu reconhecimento. A copa do mundo dura apenas sete jogos, justifica se definir a carreira toda de um jogador com base apenas nisso?  A história não seria contada muito diferente se Higuain não perdesse um gol incrível na final? Ou se Maradona tivesse anulado seu gol de mão em 86?

Seria muito bom que a copa fosse vencida sempre pelo melhor time, mas isso é impossível de acontecer porque o futebol é muito imprevisível.  Segundo os livros Números do jogo e Soccermonics, a possibilidade do melhor time ganhar em um jogo, é apenas 50%. Então, a Copa é uma coroação de um jogador, um evento único pros fãs de esportes, mas não é a base pra dizer quem teve a melhor carreira, apenas quem aproveitou melhor a oportunidade que surge a cada quatro anos.

Vários comparativos aí foram propostos, qual sua opinião? Platini ou Zidane? Messi ou Maradona?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram