Ayrton Senna: Mitos e verdades

Ayrton se ofereceu de graça para a Williams de outro planeta?

Verdade, mas quando foi contratado recebeu salários. Ironicamente quando teve a chance não eram mais o supercarro de antes. A suspensão ativa e controle de tração espetaculares mascaravam um carro difícil de guiar. Piorando sua situação, as outras equipes melhoraram muito em comparação a 92 e 93, quando recordes foram batidos por Mansel e Prost. Tanto que existe a suspeita de a real causa da morte de Senna ser a instabilidade do carro. Os pneus estavam frios e o carro mais baixo que o usual pouco antes da batida, o que dificultaria o caso a se manter na pista.

Foi o melhor piloto de chuvas que já houve?

Verdade, ganhou 13 em 20. Este foi a maior porcentagem entre aqueles que disputaram mais de cinco corridas com chuva. E talvez o melhor em pista de ruas. Teve também a que foi considerada a melhor primeira volta da história da Fórmula Um. Foi um dia de chuva em Donington Park


Ayrton Senna era gay? 

Não. Apenas era muito focado em seu trabalho. Jamais se distrairia num fim de semana de corrida. com qualquer coisa que não fosse necessária. E não precisava arranjar uma namorada naquele dia específico. Porém teve vários casos e namoros sérios. Piquet de fato disse que ele não gostava de mulher, mas foi uma resposta a provocação de Senna, que disse que esticou as férias para deixar o povo perguntar do Piquet. . Ayrton sempre acreditava que tinha que vencer todas as corridas mostrando o quanto era superior ao outros, o que fez com que ele perdesse corridas ganhas, como Mônaco em 88. Se arriscava muito sempre. 

Prost era um mau caráter e Senna só deu o troco 

Em partes. Já se chegou a dizer que entre os campeões da Fórmula Um não existe um santo e que na maior parte das brigas não existe o mocinho e vilão. Havia um acordo entre os dois de que na primeira volta não haveria disputa na pista entre os dois, que Ayrton quebrou logo na primeira corrida. De fato houve a batida de Prost em 89, mas ela não decidiu o título. Havia 20 pontos em disputa naquele ano e Senna estava 16 pontos atrás. Prost poderia muito bem ter feito sua corrida tranquilamente e chegado em segundo que ganharia o título naquele dia. Em 90 era algo parecido, mas com Ayrton em primeiro. Porém, em 89 os dois estavam bem devagar. Em 90 estavam a mais de 200 por hora em uma curva em que ocorreu acidentes graves e até um fatal, em 1993. Nenhum dos dois precisava disso pra ser campeão. Mas não foi Prost o mais inconsequente.  

Schumacher precisava dos acidentes que provocou nas suas corridas finais tanto em 94 como 97. Por que apenas ele ficou com o apelido de Dick Vigarista e Ayrton Senna de bom moço? Não sabemos. Em várias vezes Senna deixou o carro para o adversário bater. A maioria tirava o pé e quando sabia disso Ayrton aproveitava todas as oportunidades para fazer o mesmo. Também já rejeitou companheiros de equipe, mas vários outros pilotos de alto nível fizeram isso. Pensando do ponto de vista humano, quem não gostaria de escolher com quem trabalhar? Se tivesse a oportunidade, rejeitaria a chance de escolher não trabalhar com alguém difícil de lidar ou que pudesse atrapalhar seu serviço?


Senna ia ganhar em 84, na carroça da Toleman?

Não. Sua suspensão não aguentaria a corrida toda. Seria lembrado como alguém que desperdiçou uma corrida sendo muito arrojado ou um azarado, não como um grande cartão de visitas. A história que se conta é que terminaram a corrida mais cedo pro Prost ser o vencedor. Porém, corridas que acabam naquela altura valem apenas metade dos pontos. Prost foi vice naquele ano por ter meio ponto a menos que Niki Lauda. Se ficasse em segundo com uma corrida completa, teria 6 pontos naquela prova, em vez de 4,5 e seria o campeão. Não foi vantagem pra ele terminar a corrida daquela maneira. A Toleman também não era uma carroça, ele poderia brigar por corridas como de fato aconteceu. Os engenheiros dela anos depois participaram de carros históricos na Ferrari e Williams. Meio de pelotão, mas em grande ascensão.

É o melhor piloto que já existiu?

 Não. É extremamente difícil cravar o melhor, mas é mais fácil dizer quem não é o melhor. Senna tem uma espécie diferente de admiração por ter morrido no auge, ou pelo menos próximo a isso. Prost se aposentou como campão e bem mais velho. Schumacher voltou bem mais velho para fazer exibições na Mercedes e tirar a aura de supercampeão ao perder pra um novato Rosberg. Fangio parou com 45 anos!!! Senna com apenas 34 e com o melhor carro do ano. O que não faria com isso? Porém, não possui nenhum recorde nem no geral nem no proporcional. Fez menos poles no percentual que Fangio e já perdeu o recorde geral para Schumacer e Hamilton. Nunca foi campeão sem  ter o melhor equipamento; o que não significa que não tirasse o máximo dele. Piquet porém foi duas vezes campeão em uma equipe que não ganhou o campeonato de construtores. Ayrton Senna venceu campeonatos apenas por uma equipe e com uma empresa de motores. Senna exigia muito dos seus carros e por ser muito arrojado também errava mais, suas duas grandes falhas. Porém, não é sem motivo que é colocado frequentemente entre os melhores e uma lista que não coloque seu nome entre os candidatos não é uma lista séria. Talvez seja o mais veloz, o que não significa melhor. Corrida também é estratégia, cuidar bem dos carros e se adaptar a todo tipo de circunstância adversa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram