Qual clube cedeu mais jogadores para a seleção em todos os jogos?

O Flamengo. Foram 127 jogadores para jogos oficiais (contra outras seleções) e 131 no total.O jogador a ir para a Seleção por mais equipes diferentes foi Márcio Santos, com sete clubes diferentes.

Nos 10 mais estão só times brasileiros. Os 12 primeiros são os 12 grandes clássicos do Brasil. América e Portuguesa tem mais convocados que o Barcelona, o primeiro estrangeiro, com 18. O segundo estrangeiro é o Milan, empatado com Roma e Real Madrid. Bangu e Porto tem 13 jogadores diferentes. O Paulistano, que nunca teve um departamento de futebol profissional e foi fundido ao AA Palmeiras em 1931 e deu origem ao São Paulo, tem 11 convocados, na 24ª posição, à frente do Bayern de Munique e Atlético de Madrid. Esses tem 10 convocados, junto com Sport e São Cristóvão. Vemos nisso o tanto que o tempo em que a polarização Rio-São Paulo era muito mais forte ainda causa discrepâncias, afinal, há muitos anos o Sport é um time de mais sucesso nacional muito evidentemente.

O Sport também é o time do Nordeste com mais convocados, na frente do Santa Cruz e Vitória com 9 e Bahia com 8. O Liverpool tem cinco e está empatado com CSKA e Aimoré-RS, que nunca foi campeão gaúcho, com cinco, e com o Ypiranga-SP, que se tornou apenas amador faz 60 anos. O Madureira está empatado com Coritiba e Arsenal, com apenas 4. XV de Jáu, Taubaté, Panathinaikos, Siderúrgica, União São João, Botafogo da Bahia e vários outros te chamarão a atenção. Abaixo pode ver a lista dos 10 mais em jogos oficiais. Pode ver a lista completa no link. Neste outro link poderá ver a lista com os jogos somando também os não oficiais.

Fonte da imagem: https://www.rsssfbrasil.com/sel/jogclub.htm

Considerando-se participações a situação muda. Se somarmos o total de vezes que um jogador de determinado time entrou em campo pela seleção, o São Paulo é o líder, com 977 e o Flamengo o segundo, com 872. O Barcelona passa a ser o líder dos estrangeiros, em 11º e o Real em 13º, entre os 12 grandes do Brasil. A participação estrangeira se torna bem maior nesses casos, em grande parte porque nos tempos mais recentes aumentou o número médio de jogos por ano da seleção. Mais nesse link. Considerando-se o s jogos não oficiais, o Botafogo é o vencedor, em parte catapultado pelos jogos pós-Copa de 34, já que passa de 4º para primeiro. Em 1934 havia duas federações de futebol no Brasil, sendo a mais fraca, a amadora, a ligada à FIFA. Então os jogadores profissionais do Brasil receberam "ajuda de custo" para participar da Copa. Depois dela, os jogadores já estavam como contratados dela e para recuperar os gastos a seleção fez vários jogos, incluindo uma turnê na Espanha e Nordeste, contra clubes, combinados, seleções estaduais e regionais. O Botafogo teve nove convocados para a Copa e eles participaram de vários desses jogos. Mais nesse link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram