Por que o Liverpool só tem um mundial?


Em 96 o Palmeiras fez um jogo amistoso contra o Botafogo na semana da final usando seu time titular. Nenhuma equipe com o mínimo de bom planejamento faria esse tipo de jogo em uma semana tão importante. A prioridade do Palmeiras foi treinar seu time. O Liverpool em 2019 teve que usar seu time sub-23 na Copa da Liga para poder jogar a semifinal do Mundial. Seu grande objetivo na competição não era o título. Foi a propaganda do time na Ásia.  Há muitos jogos na Inglaterra no período do Mundial , mas jamais forçariam um jogador a entrar em más condições no jogo. Tanto que o Liverpool entrou com time misto nas semifinais. O Flamengo teve time completo.

Nos anos 70 e 80 não existia essa preocupação. Os times europeus tinham como maior fonte de renda as bilheterias. Para o Corinthians eram os bailes de carnaval. Não havia TV a cabo então só apenas canais aberto poderiam passar esportes. O dinheiro da televisão era pouco e não havia sequer venda de camisas de times nacionais para encontrarmos no Brasil. Financeiramente não valia a pena o esforço. Esportivamente, apenas cansaria o time, que buscava os títulos ingleses. 


Fonte: Placar 16 de dezembro de 1988

Os ingleses disputam a Copa da Inglaterra, da Liga e a Liga Inglesa. A Copa da Liga foi criada como um torneiro caça-níquel. Decidiram criar um campeonato para aproveitar que a iluminação dos estádios permitia mais jogos. É o terceiro campeonato deles em importância e renda. O campeão vai para a Liga Europa e anteriormente para a Recopa. O segundo mais importante é a Copa da Inglaterra. É o campeonato de futebol mais antigo do mundo e o vencedor recebe a taça das mãos do Rei (ou Rainha). Possui mais de setecentos times e é aberto a qualquer equipe, incluindo amadoras. Os clubes maiores entram em fases posteriores. Sua primeira edição foi em 1871-72.Os clubes consideram o Double quando vencem essa Copa e a Liga Inglesa.Mas não há sequer um nome para quando vencem a Copa da Liga e o Campeonato Inglês.

O Campeonato Inglês, Premier League, é o mais rico do mundo do futebol. Rende mais que o dobro do segundo colocado. É vendido para todo o mundo e mais jogadores participantes da Copa do Mundo estão na Inglaterra do que qualquer outro país. Ainda existe a questão da tradição. É o campeonato em pontos corridos mais antigo do mundo e o primeiro profissional. Foi criado em 1888-1889. Os ingleses valorizam tanto o título que apesar de o Liverpool ter vencido a Liga dos Campeões em 2005 e 2019 se fala do jejum inglês, desde 1990. Os europeus nunca valorizaram o título mundial como os brasileiros. É um amistoso glamourizado do ponto de vista deles. Como é a Supercopa. Jamais houve piadas com o Liverpool não ter mundial. 



Durante a década de 70 apenas três campeões europeus participaram do Mundial Interclubes. O torneio dava prejuízo e havia medo da violência, principalmente argentina. Em 1969 dois jogadores foram presos, um teve o nariz quebrado e outro saiu de campo desmaiado por conta da violência no jogo de volta, na Argentina. Havia suspeitas sobre o uso de drogas de jogadores do Estudiantes. Ainda assim o Milan venceu. "Noventa minutos de uma caçada humana", do Gazzetta dello Sport. "A página mais negra do futebol argentino" segundo El Gráfico. O desinteresse europeu era natural.
Em 1981 e 1984 o Liverpool disputou o Mundial e perdeu. Mas não foi considerado catástrofe. Os jogos no Japão eram considerados seguros, porque havia transmissão televisa de tudo e seria má propaganda para todos a violência. Os times europeus e sul-americanos tinham nível semelhantes. Havia restrições em todos os países para a contratação de estrangeiros, o que fazia com que não houvessem as seleções internacionais como existem hoje. 


Tudo mudou em 95, quando acabou a restrição de estrangeiros nascidos na Europa e jogadores passaram a buscar mais suas raízes europeias para serem considerados europeus. A Inter de Milão venceu a Liga dos Campeões em 2010 sem um italiano no time titular. Em 2005 o Liverpool tentou desistir do Mundial, mas isso o desclassificaria da Liga dos Campeões. Resumindo: Falta de motivação, medo da violência, excesso de jogos no final do ano, priorizar campeonatos ingleses e restrição aos estrangeiros. Por isso o Liverpool só tem um Mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram