Neymar é o melhor jogador brasileiro pós-Pelé?


Neymar ganhou uma Libertadores e uma Champions, fazendo gol na final das duas e sendo artilheiro das duas, algo único. Também é hoje o segundo maior artilheiro da história da seleção, e tem 26 títulos e já foi o terceiro melhor jogador do mundo. Será o suficiente? Veremos alguns pontos em que ele pode ser o melhor jogador do Brasil de 1977 (aposentadoria de Pelé) até hoje.

Na mídia?

Nesse ponto a maioria diria que sim. Mas, Ronaldo Fenômeno no seu auge fez muito sucesso. Teve jogo de videogame com seu nome e sua capa. Ainda no final de sua carreira era capaz de fazer um time mais do que dobrar de faturamento, quando se mudou para o Corinthians. Muito acima do peso e fora de forma, conseguiu fazer jornalistas do mundo todo voltarem todos sua atenção para a equipe, que por conta disso subiu muito de patamar. Participou dos Simpsons, coisa que Neymar ainda não fez. Apesar do que dizem, não houve uma paródia. Ronaldo foi três vezes eleito o melhor do mundo, e mesmo tendo se aposentado há quase dez anos ainda é muito visto e comentado na mídia, vendendo todos os tipos de produtos imagináveis. Ronaldo não precisa de apresentação, em qualquer lugar do mundo é reconhecido, mesmo onde o futebol não é comum. Então,  Neymar tem um concorrente de peso nesse quesito. Talvez no futuro seja vencedor, mas ainda não.

Como artilheiro?

O maior artilheiro após o Pelé foi Romário, que até o supera. Fez 768 gols oficiais, segundo a revista El gráfico. Teve em sua carreira média de 0,87 gol por jogo, o que é um numero altíssimo tendo em vista que ele jogou até mais de 40 anos. Também teve artilharias em mais campeonatos do que Pelé e foi artilheiro do Brasileiro beirando os 40 anos, aos 39. Sua média de gols na carreira foi acima da média atual de Cristiano Ronaldo, com 0,73 e de Messi, com 0,8, (até o final de 2021). Neymar possui média de 0,6. Um ótimo número, mas ainda bem abaixo de outros jogadores pós-Pelé, como Ronaldo(0,71). Zico também está acima e ambos jogavam em posições parecidas. Zico sempre foi ponta de lança, mas Neymar joga em várias posições diferentes. Um sinal de nosso tempo, em que se torna cada vez mais comum jogadores terem mais de uma posição diferente.

Seleção da Copa de 2002. Fonte da imagem: GZH

Em copas?

Cafu e Ronaldo são bicampeões, sendo que Cafu jogou 3 finais, o recorde. Ronaldo já foi o maior artilheiro de todas as copas com 15 gols e artilheiro de 2002 com 8. Além de ser eleito o melhor jogador da Copa de 98. Romário foi protagonista em 94, e é considerado o mais determinante em um título desde Garrincha em 1962; entre os brasileiros. Rivaldo para muito foi o melhor em 2002. Apesar disso, Neymar foi o protagonista da seleção em duas copas. Em uma saiu machucado e na outra foi motivo de chacota mundial pelas simulações de falta. Zico foi o protagonista em 3 copas também, perdendo apenas um jogo mas não ganhando nenhum título. Então aqui Neymar está bem longe do topo.

Na seleção?

Zico por muitos anos foi o segundo maior artilheiro da seleção. Com média de gols de 0,75, está muito a frente de Neymar. Participou da seleção de 82, tida como a melhor seleção brasileira de todos os tempos por muitos.  Romário ganhou uma copa, uma copa América e foi artilheiro de uma olimpíada, a de 88. Poderia ter tido uma carreira melhor na seleção, mas se machucou em 98 e foi ignorado em 2000 e 2002. Luxemburgo diz que errou em não ter levado o Baixinho pra Olimpíada de Sidney, e ver um erro admitido por ele é algo raríssimo. Ronaldo é bicampeão das Copas, e jogou por 12 anos na seleção, ganhando muitos títulos no período em que a seleção era a melhor do mundo incomparavelmente. A média de gols de Neymar na seleção é inferior a de Zico e Romário , mas empata com o Fenômeno.

Como ator, cantor e dançarino?

Pulemos para a próxima, ok?

Na habilidade?

Ronaldinho Gaúcho é o Rei do "dibre". Aqui não cabe discussão. Ainda hoje muitos se espantam em ver aquilo que ele fazia no seu auge e depois em seus lampejos. Mas mostrando que havia outros concorrentes fortes, veja Denílson na Copa de 2002. Vários jogadores da Turquia vão fazer a marcação de um só jogador, o que é até engraçado. Ronaldo tinha um drible curto e em velocidade, praticamente imparável. Quem costuma jogar sabe a dificuldade que é marcar alguém assim. Se o drible é curto, devemos ficar perto do marcador. Se for rápido, longe, pra poder ter espaço pra ver onde ele vai. Se for curto e rápido, a defesa é a eclesiástica. Orar pra ele errar.


Na regularidade?

Romário foi mais regular. Jogou em alto nível do começo ao fim da carreira, mudando a forma de jogar conforme foi necessário. Antes era um velocista, depois ficou mais cerebral e conseguiu fazer muitos gols por conta de seu excelente posicionamento e finalização, inclusive com a cabeça, um dos pontos fracos de Neymar. Zico também está em altíssimo nível nesse aspecto, pois apesar de ter tido um auge bem evidente próximo a 1980, não teve uma queda brusca mesmo com uma carreira tão longa.

Nas entrevistas?

Ainda hoje as entrevistas do Romário falam muito, as do Fenômeno falam algo, mas as do Neymar são conhecidas pro falarem pouco ou nada. Até certo ponto é um sinal dos tempos, porém ficou famoso o fato de ele não ter respondido a uma pergunta de uma entrevista coletiva na Copa porque o treinador não permitiu e não ter feito nenhum pronunciamento após a eliminação do Brasil, deixando apenas um post em rede social e fazendo um comercial semanas depois de um produto citando a copa do mundo.

Juntando todas essas características, quem seria o vencedor?


Ronaldo, Zico ou Romário, dependendo de algumas questões mais subjetivas. Muitos afirmam que Neymar se destacou no Brasil e Europa, mas Ronaldo, Romário, Kaká e Rivaldo fizeram isso, sendo eleitos os melhores do mundo e se destacando aqui também. Ronaldinho Gaúcho é o único a ser melhor do mundo, e ganhar uma Copa do Mundo, Champions e Libertadores. Também dizem que Neymar é armador e finalizador de seus clubes, porém Zico, Ronaldo e Romário em muitas ocasiões também foram, apesar de não ser o melhor de Ronaldo e Romário. Os dois já jogaram como segundo atacante em algumas ocasiões e criavam seus próprios gols na maior parte de suas carreiras. Neymar ainda é jovem e pode ser que no futuro a resposta a "Quem é o melhor brasileiro dos últimos 40 anos?" Mas ainda não é. E,estamos falando de carreiras, não apenas do auge de cada um deles.

O que falta Neymar ser o melhor dos últimos 40 anos? Esse é assunto pra outro post. Mas o que acham que falta?

Romário maior artilheiro da história  , matéria no link ao lado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram