Unificação de campeonatos brasileiros


OPalmeiras é deca campeão? Ou campeão por fax?

O sentimento da época vale muita coisa. Em algum jornal da época o campeão da Taça Brasil não foi citado como campeão nacional, ou campeão brasileiro?

Os jornais sempre citaram os vencedores da Taça Brasil como campeão nacional. Esse campeonato foi feito para se definir o representante brasileiro na Libertadores.  O Bahia, vencedor de 1959, foi conhecido como o primeiro vencedor nacional. O Santos, foi penta campeão em sequencia, e graças ao seu primeiro título teve a oportunidade de ganhar seu bicampeonanto mundial. A Gazeta Esportiva e a Placar chamam os vencedores daquele tempo em suas edições da época de campeões brasileiros ou campeões do Brasil.

Argumentos contra a Unificação.

1º O nome era outro.

O campeonato brasileiro em muitas ocasiões teve nomes diferentes. Campeonato Nacional de 1971 à 1973, Copa Brasil de 1975 à 1980 e em 1986, Taça de Ouro de 1981 à 1985, e mais dois anos com nomes diferentes em ocasiões únicas. Dizem que o Vasco não é campeão brasileiro por conta da Copa João Havelange de 2000, que só teve uma edição? Ou que o Internacional não ganhou nenhum Brasileiro porque na época se chamava Copa Brasil?


2º Outra fórmula de disputa

Até 2005, em todos os anos houve uma fórmula de disputa diferente no Brasileiro. Mesmo com pontos corridos, o fato de ter número de participantes diferentes significa outro regulamento. E, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão)tinha um formato de disputa parecido com o primeiro Campeonato Brasileiro.

3º Não eram todos os estados que disputavam

16 de 20 estavam presentes na primeira Taça Brasil. Em 2016 estavam presentes times de apenas 8 estados na primeira divisão. O Robertão tinha menos, porém ele foi organizado pela CBF, que depois se tornou a CBF. Todos os estados participam da Copa do Brasil e ninguém acha que se justifica colocar o campeão dela como campeão do Campeonato Brasileiro.

4º Houve anos com dois campeões

A mesma situação ocorreu no campeonato carioca de 1979(Flamengo ganhou os dois), com o mundial de clubes em 2000(Boca Juniors e Corinthians) e em muitos outros campeonatos cariocas, paulistas e mineiros da época da adoção do profissionalismo. O fato de o Palmeiras ter ganhado dois em 1967 seria o suficiente para dizer que não deveria considerar esses títulos? Na verdade não, pois se fossem dois times diferentes ninguém argumentaria nada, como não argumentam pelo Santos e Botafogo terem ganhado em 1968.

Como visto, esses argumentos contra a unificação não são o suficiente para se dizer que os vencedores destes campeonatos ganharam apenas por fax ou na caneta. Na época não se  falava que o Santos não era o melhor time do Brasil e a Taça Brasil ajudou nisso. Assim como a vitória do Cruzeiro em 1966 foi tida como uma passagem de geração, para um time que ainda hoje comenta muito sobre essa vitória.

Argumentos a favor

1º O mundial interclubes

A situação é bem parecida com a Taça Brasil e Robertão. Todos os jornais da época colocam como campeões mundiais, eram os vencedores da época, os melhores times estava jogando e houve depois um nome diferente. A Fifa não chama de oficial os títulos do Grêmio, Flamengo e Santos, mas alguém não os reconhece como campeões? Mudou o nome do campeonato, a fórmula de disputa e até onde era disputado, mas ainda se dá o mesmo valor e reconhecimento.

2º Campeonato  gaúcho e Alemão

O campeonato gaúcho a princípio era feito entre os campeões de Porto Alegre e de diversas regiões do interior, num formato de copa, já que por definição campeonatos tem que ter pelo menos uma fase onde todos jogam contra todos, seja em grupos, seja na definição final ou quando há turno e returno. Agora tem o campeonato gaúcho mudou de formato, mas todos os títulos são reconhecidos, e os vencedores antigos tem o mesmo valor que os vencedores atuais. Não se discute que o Guarany de Bagé é o maior vencedor do interior, apesar de apenas Caxias e Juventude terem ganhado o campeonato unificado. A fórmula de disputa era semelhante no campeonato alemão, o que fez com que quando houve a unificação para uma liga como é hoje, o Bayern de Munique tivesse que jogar a segunda divisão, pois o Munique 1860 era na época o melhor time da região.

3º O campeonato italiano

O primeiro campeonato italiano começou e acabou no mesmo dia, com jogos de apenas 60 minutos. O empate era decidido pelo juiz, que definiria o time com melhor espírito esportivo. E, ninguém contesta esse título do Genoa, que graças a seu domínio nos primeiros anos do campeonato italiano ainda hoje é o quarto maior vencedor do país.

4ºLiga dos Campeões

A primeira edição dela foi em 1992. Deixou de ser em mata-mata e passou a ter fases de grupos, uma com 32 times e outra com 16, sendo eliminatória apenas nas quartas de final. Se antes apenas campeões participavam, desde 1999 até o quarto colocado participa, pelo menos de alguns países. Mas, ninguém afirma que o Real Madrid ganhou seis Champions por fax.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram