Time grande cai? Temos mesmo 12 candidatos ao título do Brasileirão?

Real Madrid, Barcelona e Athletic Bilbao são os únicos times que nunca caíram na Espanha. Mas o Atlético de Madrid é maior que o Bilbao? Inter nunca caiu no Campeonato Italiano. É maior que Milan, segundo time com mais Ligas dos Campeões vencidas? Ou a Juventus, com quase o dobro de títulos que ela?

Todos os times ingleses já foram rebaixados. O Bayern de Munique também. Na Argentina, só falta o Boca, mas todos já foram rebaixados, inclusive o River Plate, com quatro títulos, mais do que qualquer brasileiro e atual vice da Libertadores. O que não muda o fato de ser o maior vencedor do Campeonato Argentino.

E no Brasil? Quem não caiu até hoje foram Cruzeiro, Santos, São Paulo e Flamengo. Apesar de haver imagens dizendo que o Cruzeiro já foi rebaixado, esse é uma fake news. Sobre São Paulo ter sido rebaixado em 90 no campeonato paulista, esse é assunto pra outra ocasião, já que estamos falando de campeonatos brasileiros. Não estão entre esses o Grêmio, tri da Libertadores e campeão mundial. Inferior ao Cruzeiro? Corinthians , também campeão mundial e com mais títulos brasileiros que todos da lista, exceto o Santos, se considerar a unificação. Ou o Palmeiras, maior campeão nacional. 

Um rebaixamento significa apenas um ano ruim. Se imaginarmos um período de 100 anos provavelmente todos os times serão rebaixados. Continuar sempre na primeira divisão é exceção. Ter um ano ruim não é motivo de vergonha para ninguém. Muitos desses anos ruins também serviram de base para depois se formarem grandes times. O choque da queda e grande e o fracasso é uma excelente maneira de se fazer tudo melhor de uma maneira eficiente além de ser a coisa mais libertadora que existe.


Muitos rebaixamentos tem a ver com gastos excessivos de anos anteriores e porque quando a boa fase do clube passa existe no Brasil a ideia de sempre trocar técnicos. O Cruzeiro agora está em situação difícil porque teve uma grande fase, bi brasileiro e da Copa do Brasil e passou a achar que seria sempre assim, o que causou gastos excessivos e depois trocas de técnico. Pessoalmente, prefere ganhar dois brasileiros e depois ser rebaixado ou ficar sempre na primeira divisão e nunca ganhar títulos, ou sequer disputar?

Temos mesmo 12 candidatos ao título do Brasileirão?

Nunca tivemos de fato, mas havia um tempo em que essa impressão era mais forte. Até 2002 os campeonatos estaduais eram considerados de valor altíssimo, quase ao ponto do Brasileiro. Qualquer time que tivesse chegado perto de vencer um deles se considerava candidato ao título brasileiro. Ainda mais com os torneios de mata-mata. No último campeonato sem pontos corridos o vencedor foi o Santos, que passou em oitavo por uma combinação inesperada de resultados na última rodada. Depois eliminou o São Paulo, primeiro colocado e Corinthians, campeão brasileiro.

Em 17 anos apenas 7 times conquistaram o Brasileiro. A mentalidade de que só o título brasileiro interessa é tóxica para os times. A honestidade de dizer que o plano seria ir para a Libertadores permitiria que jogadores, diretores e técnicos tivessem paz para fazer bem seu trabalho. O Botafogo, por exemplo, nunca foi candidato ao título de fato na era dos pontos corridos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram