Mata-mata ou pontos corrido? Qual o melhor



Muitas pessoas ainda hoje acham que o mata-mata é superior ao ponto corrido e sentem falta dos mata-mata. Mas qual é a vantagem dos pontos corridos?



1.    Média de público  superior

A média de público dos campeonatos por mata-mata foi 14554. Nos campeonatos por pontos corridos foi 14854. O público aprendeu a não ir apenas na final. Por que? Porque em pontos corridos todos os jogos tem o mesmo valor, já que sempre valem os mesmos três pontos. E a média aumentou nos últimos anos. De 2013 a 2018 a média aumentou 27% na comparação entre 2003 e 2008.

2.    Permite um planejamento completo da temporada

Nos pontos corridos, cada clube sabe exatamente quantos jogos terão e quando termina o campeonato. Isso ajuda os clubes que fazem um planejamento a longo prazo, guardando energias para momentos mais duros do ano e também sabendo mesclar seus jogadores reservas e titulares bem. O melhor time tende a gamhar, pois 38 rodadas permitem muito menos a aleatoriedade do que os dois jogos da final . Além disso, impede que times eliminados fiquem vários meses em inatividade. Isso sempre representou um grande prejuízo financeiro.

3.    Já temos opções no mata-mata

A copa do mundo não define o melhor time, apenas o campeão. Por exemplo: em 54, o melhor time foi a Hungria, com números tão bons em uma copa que nunca mais se repetirão, com 27 gols, média de 5,2 por jogo. Kocsis fez 11 gols em 5 jogos. Porém, perdeu um jogo e nada de título. Em 74, a Holanda revolucionou o futebol com a laranja mecânica, um esquema jamais repetido. E perdeu o título. A ideia do campeonato brasileiro é o definir o melhor time do Brasil. E isso o mata-mata não faz. Todos  os outros torneios são mata-mata, a Copa do Brasil, os Estaduais , a Libertadores e até o mundial de clubes. Não é necessário mais um.

Porém não é sem motivos que ainda tem quem prefira mata-mata. Mas são dois que são inegáveis vantagens desse sistema.

1.    Emoção

Nos lembramos muito mais do que afeta nossas emoções. A final do campeonato é decidida em poucos lances, então é muito mais fácil ser lembrado. Jogos marcantes são muito mais fáceis de acontecer em um torneio de mata-mata. Se fosse com final em jogo único então seria muito mais fácil lembrar.

2.    Diversidade de campeões tende a ser maior

Um time que se sai bem em um ano tende a conseguir se sair melhor no próximo. Jogadores ganham entrosamento, o dinheiro entra mais naquela equipe, contratações acontecem e a evolução surge. Com isso, alguns times tendem a ficar em melhor posição do que os outros, e é mais difícil fazer o salto de meio de tabela para a parte de cima, ou até de campeão. Por isso muitos falam que mata-mata tem mais chance de vencedores diferentes. Duas vezes mais times ganharam a Copa da Inglaterra do que o Campeonato Inglês. Na copa do Brasil já foram vencedores Juventude, Paulista e Santo André, que hoje não estão na primeira divisão, mas que também nunca chegaram às semifinais do Campeonato Brasileiro.

Pessoalmente prefiro o sistema de pontos corridos no Brasileirão. Justamente por ter vários outros torneios que são mata-mata. E você, qual prefere?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras