Messi joga menos na seleção do que Cristiano Ronaldo e Maradona?

Messi foi muitas vezes comparado ao Maradona. Com base na carreira que Maradona teve em clubes, é quase unânime que ele se saiu pior do que Messi. Porém como seria esse comparativo com base na seleção?

Maradona só teve um título na seleção. A Copa do Mundo de 1986. Provavelmente foi a melhor Copa que qualquer jogador já fez. O técnico Bilardo fez um esquema que na época era inovador, o 3-5-2. Isso permitiu que Maradona tivesse liberdade para ser o ponta de lança fantástico que foi. Bilardo esteve na seleção de 1983 a 1990 e também foi vice da Copa de 90, em que Maradona também esteve muito bem. Em 94 Maradona saiu por conta de doping, usando de remédio para emagrecer. Em 1982 a Argentina teve uma equipe melhor do que a que ganhou a Copa quatro anos antes. Maradona porém, ficou conhecido na ocasião por pisar nos testículos de Batista, da seleção brasileira. Duas grandes Copas e dois vexames. Aos 18 anos, não foi convocado para a seleção argentina campeã em casa, em 1978, mesmo já sendo um craque.

Messi fez seu primeiro gol em Copas em 2006, aos 18 anos. Fez uma Copa razoável em 2010, e foi eleito o melhor jogador da Copa em 2014. Fez outra Copa razoável em 2018. Apesar disso nunca deu nenhum vexame. Apesar disso, ele tem uma média de gols maior do que Maradona, é o maior artilheiro da seleção argentina e teve grandes jogos nas eliminatórias da Copa do mundo, competição em que é o maior artilheiro da História. A Argentina com Messi também tem melhor percentual de vitórias e menos derrotas do que com Maradona. Então Messi jogou mais do que o Maradona na seleção, porém o ápice do Maradona foi no melhor momento, as Copas, onde é bem superior ao Messi.

Até 2019

Uma comparação comumente feita é com Cristiano Ronaldo, que nunca foi considerado amarelão e é até considerado vencedor. Mas perdeu a EURO 2004 para a Grécia, um grande azarão, em uma equipe com Figo, que já havia sido eleito o melhor do mundo e Felipão, que já havia ganhado a Copa do Mundo como técnico. CR7 fez por coincidência 7 gols em quatro copas do Mundo e foi eleito para a seleção ideal de 2018. Em 2006 foi quarto colocado, numa equipe com Deco, Figo, Ricardo Carvalho e Felipão com quatro anos como técnico da seleção. Messi, com seis, realmente perde, porém foi titular em apenas 3 Copas, contra quatro de CR7. Em Copas então Messi não foi inferior de modo algum ao Cristiano Ronaldo.

Cristiano Ronaldo venceu duas competições por Portugal, a Eurocopa de 2016 e a Liga das Nações de 2019. Portugal foi campeão da Euro 2016 com apenas três vitórias e quatro empates. Fez três gols, não foi eleito o melhor jogador do torneio, não foi o artilheiro de seu time e não jogou a final. Não é algo interessante ver como a narrativa muda por conta de coisas que não são por conta do jogador? Como seria se Éder não tivesse feito o gol quando CR7 estava machucado no banco? Porém, ninguém poderia dizer que Cristiano Ronaldo não foi o melhor jogador de Portugal nessas duas competições, a não ser que seja imparcial.
Sérgio Ramos e Éder salvam CR7 em 2016, marcando nas finais da Liga dos Campeões e Eurocopa

Na seleção, Messi joga pior do que o Cristiano Ronaldo? Sim. Por mais que haja certos atenuantes na situação de Messi, isso é inegável. Messi teve 9 técnicos em 14 anos de seleção, e como um jogador muito coletivo, isso faz muita diferença para ele. O CR7 não precisa de tanta interação com os outros jogadores. Consegue render com muito menos tempo de treinamento e pode bem mais facilmente ser encaixado em outros times do que Messi. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram