Por que a Copa América não faz tanto sucesso quanto a Eurocopa?

As seleções europeias tem o título da Eurocopa como algo espetacular. Consideram quase tão importante quanto a Copa do Mundo, sendo em muitos casos a coroação de um grande jogador (Platini em 1984), uma grande geração (Holanda 1988)ou uma grande oportunidade perdida(França 2016). Mas não se dá tanto valor às Copa América. Uruguai tem muito mais orgulho das duas Olimpíadas que venceu (1924 e 1928) do que das suas 15 Copas América. Será que tem algum motivo?

A Copa do Mundo sem Brasil e Argentina. É assim que a Eurocopa é chamada. Sua primeira edição foi em 1960. A primeira Copa América é muito mais antiga, começando em 1916. O Campeonato Britânico de Seleções é mais antigo, porém como deixou de ser disputada, o campeonato entre seleções mais antigo do mundo é a Copa América.

A Copa América (com o nome de Campeonato Sul-Americano) foi anual até 1929, com exceção de 1918, por conta do surto da gripe espanhola.  Depois houve edições em 1935,37,39,41,42,45,46,47 e 49. Já vemos o primeiro dos grandes motivos de não haver tanto interesse na Copa América, uma grande desorganização. Não havia um calendário já organizado, sem nenhuma regularidade no período entre as Copas, além de não haver processo claro para escolha das sedes. 

Houve duas edições em 1959, uma com a seleção brasileira principal e outra com a seleção pernambucana!!! Não havia acontecido até 1975 uma edição sem pelo menos uma seleção deixando de competir. Foram até hoje 46 edições. A Argentina participou de 42, o Brasil de 35. Como se vê, foram mesmo muitas edições sem os grandes times. Um segundo motivo para não haver tanto interesse na Copa América, descaso das seleções, com times sem a força máxima. Como podemos ter ânimo com o campeonato se nem as seleções tem?

A Eurocopa nunca deixou de ocorrer e participar já é difícil. Eram quatro equipes até 1972 e apenas em 1996 passaram a ser 16 seleções. Todas as seleções europeias que ganharam a Copa do Mundo foram campeã ou vice da Euro nas edições próximas a ela. Não ocorre o mesmo na Copa América. 
Se por um lado a Eurocopa é a Copa do Mundo sem Brasil e Argentina a Copa América seria a Copa do Mundo sem Itália, Alemanha, Inglaterra ......... Resumindo, não temos tantos meios de competir, um terceiro motivo.

Em 1987 a Copa América passou a acontecer a cada dois anos . A princípio deu grande força ao campeonato, mas acabou desgastando o campeonato. Então se decidiu ocorrer a cada três anos, com edições em 2001,2004 e 2007, mas também tornou difícil não disputar datas com a Copa do Mundo, o que ocorreu em 2010. Por isso se decidiu ocorrer a cada 4 anos, ocorrendo em 2011,2015 e 2019, com a edição Centenário em 2016 ocorrendo nos Estados Unidos. Porém ano que vem já haverá outra Copa América, que deverá passar a ocorrer em anos de Olimpíadas. Como um campeonato pode acontecer todos os anos sem ter um desgaste? Não é como o Campeonato Brasileiro ou Liga dos Campeões, que já esperamos. Mas algo que deveria ser significante.

A Copa América poderia fazer muito mais sucesso. Se fosse bem organizada, dessem grande valor a competição, com as seleções utilizando o campeonato para expor sua força máxima e explorando as rivalidades. Não há meios do público se interessar se os times não se interessam. Também pode ser feita uma grande campanha para essa competição. Não é sem motivo que a Copa do Mundo de maior bilheteria foi a de 1994. A campanha publicitária na época foi muito bem feita e mesmo o futebol sendo apenas o quinto esporte mais popular nos Estados Unidos, a Copa foi um sucesso de público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram