Pelé tem mais de mil gols? É o maior artilheiro da história?

Depende do ponto de vista

A lista de jogos e gols do Pelé inclui também partidas amistosas. O número dos jogadores europeus geralmente não contam esses dados. Não é costume dos europeus valorizar amistosos ou gols em categorias de base. Uma conta como a que Túlio e Romário fizeram seria impossível lá, já que consideraram jogos-treino, amistosos e partidas antes de se profissionalizarem. Se forem considerados, não só Pelé, como Gerd Muller e Messi já passaram dos mil gols, considerando as categorias de base de Messi e amistosos dos outros jogadores. 

Segundo o RSSSF, a mais confiável fonte estatísticas do futebol, ninguém marcou mais gols que Josef Bican, atacante tcheco, que também defendeu a seleção austríaca e jogou entre as décadas de 1930 e 1950, com pelo menos 805 vezes em partidas oficiais durante 25 anos de carreira nos gramados, em apenas 530 partidas, média de pouco mais de 1,5 gol por partida. O RSSSF admite que os dados sobre Bican estão incompletos. Após ele estão Romário (772) e Pelé (767), o terceiro. 

Na quantidade absoluta de gols, aquela que considera também amistosos e jogos com equipes não-oficiais, como o time do Exército Brasileiro, Bican também superaria o Rei do Futebol: 1.468, contra 1.283.Bican fez 663 gols em 388 jogos amistos. Pelé fez 514 gols em amistosos. Muitos dizem que os amistosos na época valiam mais, porém se a conta inclui os gols amistosos para um, deveria contar para os outros, então aqueles que dizem que só Pelé fez mil gols estão sendo parciais. Gerd Müller tem 1461 e Wiliomwski e Eusébio também possuem mais de mil gols utilizando amistosos.

No seu ano com mais gols, 1959, Pelé fez 127 em 99 jogos, mas "apenas" 62 gols oficiais, em 54 jogos. Em 1958 foram 75 em jogos oficiais, seu recorde, em 53 jogos. Messi bateu o recorde gols oficiais em um ano, em 2012, com 91 em 69 jogos. Há estimativas de que Cristiano Ronaldo atinja o total de gols de Pelé na temporada europeia 2019-2020, e Messi em 2020-2021.

Há uma lista dizendo que Pelé não chegou nem nos 300 gols, mas não pode ser levada a sério. Os europeus não tem nada parecido com um campeonato estadual, e foi nele que Pelé fez a maioria de seus gols, com 467. Porém, os estaduais eram considerados os principais do Brasil na época e por muito tempo depois também. Em 1979 o Santos se recusou a participar do Campeonato Brasileiro por conta do Paulista. Também se recusou a participar do Rio São Paulo de 1962 e da Libertadores de 1969. Mas nunca deixou de participar de um campeonato paulista. Outro ponto é que os campeonatos nacionais na época tinham muito menos jogos. O Santos fez 24 jogos quando ganhou os cinco títulos seguidos da Taça Brasil.       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram