Melhores a nunca jogar uma Copa: Uma andorinha só não faz verão.

País de Gales - Giggs, Bale e Ian Rush

A seleção do País de Gales só participou da Copa de 1958, onde contou com um boa dose de sorte. Israel se classificaria sem nenhuma partida. As equipes que disputariam com ele rejeitaram os jogos por motivos políticos. Simplesmente não reconheciam o Estado de Israel. Por uma grande coincidência, todos os países que o enfrentariam eram muçulmano. Antes das eliminatórias a Fifa definiu que nenhuma seleção iria para a Copa sem disputar algum jogo. Então foi feita uma repescagem entre um europeu e Israel. Os galeses o enfrentaram e passaram. Esses três jogadores tiveram o azar de nascer no país mais , o que a Fifa não permitiu. Sorteando equipes europeias para uma repescagem, caiu os galeses.

Giggs, eleito melhor jogador da história da Premier League no seu aniversário de 20 anos, sequer teve a chance de participar da Eurocopa. O País de Gales só participou em 2016, quando o número de times passou para 24. Giggs se aposentou da seleção em 2007. Ele tem o recorde de títulos do Campeonato Inglês (Premier League desde 1992), com 13, e também de partidas pelo Manchester United. Um dos raros jogadores com mais de mil em um clube. Abaixo, um pouco dele em ação.


Bale é o maior artilheiro da seleção galesa, com 31 gols. Estreou na seleção em 2006, e apesar de seus recordes (já foi o jogador mais caro do mundo) e talento, o resto do time nunca contribuiu. Talvez se um dos dois tivesse cinco anos a mais ou a menos, poderiam ter ido juntos. Bale e Giggs só tiveram um ano juntos na seleção. Com uma possível copa com 48 equipes talvez possua Bale se aposente com uma no currículo.

Ian Rush foi o Maior artilheiro da história do Liverpool, com 346 gols, jogando de 1980 a 1996. Em 1982 e 1986 foi desclassificado pelo saldo. Seu último jogo, contra a Escócia, foi tão emocionante que o técnico escocês teve um infarto e morreu. Em 1994 foi eliminado na última rodada das eliminatórias. Outro que poderia ter uma Copa com alguns anos a menos. Chegou a jogar com um jovem Giggs, no começo de sua carreira.

George Best

Segundo o próprio, se fosse feio ninguém ouviria falar no Pelé; e aquele que levou o futebol para as capas dos jornais. Fez 178 gols em 466 jogos no Manchester United, o que é um número espetacular para um ponta direita, sendo artilheiro do seu clube por seis anos seguidos. Melhor da Europa em 68, quando venceu a Liga dos Campeões. Segundo Stanley Matthews, o maior jogador inglês da história, Best é melhor do que Pelé. Mesma opinião entre os ingleses que viram os dois. Para a revista Placar, o 27º melhor jogador do século XX. Sua seleção, a Irlanda do Norte, esteve em três copas. Ainda assim, uma pena. 


Por que a Inglaterra não joga como seleção do Reino Unido? Esses quatro craques participariam dela se essa seleção existisse. Isso acontece porque no começo os grandes jogos eram entre Inglaterra, Escócia e as Irlandas, então cada um deles se tornou uma equipe separada nas Copas do Mundo.

Spencer

Maior artilheiro da história da Libertadores, com 54 gols em 87 jogos. Segundo maior artilheiro do Mundial Interclubes, fez 452 gols em sua carreira, mais do que Ronaldo Fenômeno. Eleito para a Seleção Histórica da Copa América. Considerado melhor jogador equatoriano de todos os tempos, mas sua seleção só se classificou para a primeira Copa em 2002. Eleito pela Federação Internacional de Futebol e Estatística (IFFHS) o 20º melhor jogador sul-americano do século XX. A IFFHS é a organização da FIFA responsável por suas estatísticas e recordes.

George Weah, único melhor do mundo sem jogar Copa.  Clique no link e veja mais.

Melhores a não jogar Copa: Os que enfrentaram problemas físicos
Melhores sem jogar Copa: Os dos campeonatos que não aconteceram
Melhores sem jogar Copa: Os inexplicáveis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram