Por que o Uruguai tem quatro estrelas na sua camisa? Por que as Olimpíadas são tão inferiores a Copa do Mundo?


Comemoração por conta das Olimpíadas conquistadas em 1924 e 1928, suas únicas medalhas de ouro até hoje. Em 1924 e 1928 participaram Espanha, Itália, Tchecoslováquia (vice da Copa de 1934) e Hungria (vice em 1938) e a Alemanha em 1928. Nenhum deses participou em 1930, tendo como mais fortes equipes além do Uruguai, Argentina (vice da Olimpíada de 1928), França e Ioguslávia (que também participaram das duas Olimpíadas). Sendo assim, o nível das Olimpíadas realmente foi mais alto do que nas duas primeiras Copas do Mundo, e da Copa de 1950, que foi bem esvaziada por conta da Segunda Guerra Mundial. A FIFA permite o uso das quatro estrelas do Uruguai, mas apenas para ele.Também por conta disso o Uruguai é chamado de Celeste Olímpica. 60 mil pessoas estiveram na final de 1924 e também foi o maior público nas Olimpíadas de 1928.

Escudo da seleção uruguaia. Fonte da Imagem: Centauro. Posso ser processado por fazer propaganda de graça?
Por que as Olimpíadas não tem os melhores jogadores?

Se perguntar para qualquer atleta qual seu grande objetivo a maioria dirá: ganhar as Olimpíadas. São duas as exceções, jogadores de basquete, que desejam o título da NBA, com raras exceções, e os jogadores de futebol, sem exceções. Durante quase toda a história olímpica profissionais não puderam participar, o que fez com que a maior parte dos países enviassem amadores, sendo a exceção os países comunistas, que não eram profissionais, mas funcionários públicos, apesar de disputarem também a Copa do Mundo e a Liga dos Campeões. Sendo os EUA tão superior no basquete, com apenas 3 Olimpíadas perdidas por eles, a concorrência poderia surgir apenas no futebol. Querendo evitar isso, a FIFA nunca permitiu que seus melhores jogadores estivessem lá. A partir de 1992 veio a regra atual, com jogadores até 23 anos, com apenas três com idade superior. Olimpíadas tão fortes quanto a Copa do Mundo poderia fazer a FIFA perder sua maior fonte de renda e poder político. O Comitê Olímpico ainda tenta a mudança e usa para isso uma restrição ao futsal e de areia, que são esportes muito mais populares que vôlei de praia e hóquei sobre grama. A presença deles nas Olimpíadas aumentaria mais sua popularidade e melhoraria seu financeiro, já que os salário no futsal são bem inferiores aos do futebol.

Um torneio diferente nas Olimpíadas

Um torneio olímpico com a possibilidade de todas as seleções levarem seus melhores jogadores é improvável, pelo menos por enquanto. A Copa do Mundo tem mais audiência que as Olimpíadas e o COI (Comitê Olímpico Internacional) precisa mais da FIFA do que o oposto. Porém, porque não fazer um torneio de Masters na Olimpíadas, em vez de sub-23? Jogadores entre 35 e 45 anos ainda estão em bom nível físico e teriam mais interesse do público do que aqueles que estão em começo de carreira. Também se poderia pensar na Copa do Mundo ter os jogos olímpicos como um torneio classificatório para ele. Com Copas com 48 jogos agora, por que não? Experiências são interessantes, porque se não nos mostram uma solução melhor pelo menos mostram que já tínhamos o que já estava disponível de melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram