Qual a próxima seleção a ganhar a Copa do Mundo pela primeira vez?

Veremos aqui os candidatos mais prováveis e comentados. Não estão na ordem

Croácia

Um fato curioso é que nas únicas vezes que passou da fase de grupos eles foram para final e semifinal. Outra seleção com grandes hiatos. Mostra como ter alguns bons jogadores já faz com que uma seleção pode ir muito longe se eles estiverem em grande fase e souber como os usar bem. Porém, Rakitic e Modric não devem manter o bom nível por longo tempo. Veremos como se sairá  a próxima grande geração. Para essa, a janela de oportunidade já passou. Uma pena a separação da Ioguslávia. Um país tão pouco populoso como a Croácia deve ter dificuldades em criar novas gerações tão boas. 

Portugal

Quarta colocada em 2006, terceira em 1966. Vice da Eurocopa em 2004, Campeã em 2016 e da Liga das Nações em 2019. Já produziu grandes times e possui bons jogadores jovens hoje. Suas equipes fazem boas campanhas na Liga dos Campeões e possuem também bons treinadores. Porém tem menos oportunidades que a Holanda, já que entre seus grandes times houve grandes hiatos. Afinal, participou das Copas de 66 e 86; até que passou a jogar todas a partir de 2002, quando veio a geração Figo e depois a do Cristiano Ronaldo. Outro país com dificuldade em repor suas estrelas.

Bélgica

A ótima geração belga ficou em terceiro na última Copa do Mundo. Com exceção do México, é a equipe sem títulos que mais participou da Copa. Possui um time jovem, quem sabe vence na próxima. Porém, não vencendo nessa deve ter outro hiato entre essa e a próxima boa seleção.  Algo parecido ocorreu com a Espanha. Um grande time no papel mas mal em campo na década de 50 e Copa de 62. Venceu a Eurocopa em 60. Um grande hiato até a década de 90, onde montou uma equipe que jogava como nunca e perdia como sempre, com dois grandes craques, Guardiola e Raul. Um pequeno hiato até a geração de Xavi e Iniesta. A Bélgica, como o México, não costuma fazer papeis tão bons nas Copas do Mundo. Tanto que ainda não chegou a nenhuma final.

Espanha em 2010. Qual será o próximo campeão inédito?
Fonte da imagem: Imortais do Futebol
 Holanda

Tri Vice. 74,78 e 2010. Em 1974, com o Carrossel Holandês, foi considerado o melhor esquema tático que já existiu e uma das maiores injustiças da Copa do Mundo. Em 2010 poderia ter sido o segundo time a ganhar todos os jogos da Copa e das Eliminatórias, como o Brasil fez em 1970, mas perdeu a final para a Espanha. Teve quatro grandes seleções, apesar de ter hiatos entre elas, a de Cruyff, a de Van Basten, a de Davids, Seedorf, Bergkamp e Kluivert, e a de Rooben e Sneijder. Agora surge uma nova, com Van Djik, de Jong e de Ligt. Tem grandes treinadores, equipes sempre competindo na Liga dos Campeões e certa tradição. Muitos dizem que a vitória da Espanha na Copa de 2010 foi injusta, já que eles não estava invictos na competição. A maior candidata a ser o novo campeão inédito.

Nigéria e Camarões

A Nigéria é tri da Copa das Nações Africanas e foi campeão das Olimpíadas de 96, vice em 2008 e bronze em 2016, mostrando um grande trabalho na base. Constantemente tem grandes jogadores nos times europeus e tem a maior população da África, o que deve garantir que novas gerações continuem surgindo. Não havia nenhum jogador do país na Copa, todos os convocados jogavam em outros países; mostrando o intercâmbio. O mais forte candidato da África a vencer a Copa, porque eles tem campanhas mais constantes nela.

Camarões é a seleção africana com mais participações em copas, chegou a ser quinto colocado na Copa de 90. venceu cinco Copas das Nações Africanas e as Olimpíadas de 2000. Por que não é uma candidata mais forte do que Nigéria? Menor capacidade de renovação de seus jogadores pela menor população e grande dependência dos jogadores da França, tanto camaroneses que jogam lá quanto descendentes que nasceram na França e jogam pela seleção de Camarões. Apesar disso, dificilmente um país africano será o próximo campeão inédito. Eles ainda não tem grandes treinadores, contratando com frequência europeus e brasileiros e suas seleções tem menos jogos contra países de outros continentes. Além disso, há menos recursos financeiros para criar a estrutura para subir o nível do seu jogo.

México e Estados Unidos

O México é a  equipe que mais vezes participou das Copas sem ser campeã, com 16 participações, atrás de Brasil, Alemanha, Itália e Argentina. Porém, isso diz muito mais sobre força da CONCACAF, confederação de futebol do América Central e do Norte, do que sobre o México. O México jamais passou das quartas de final. Esteve lá nas duas Copas que tiveram em casa, quando as quartas de final eram a segunda fase da Copa do Mundo. Também caíram nas oitavas em todas as Copas sem exceção de 1994 até 2008. Ganharam 8 Copas Ouro contra seis dos Estados Unidos. O campeonato mexicano é superior ao americano e possuem mais condições de renovar as seleções. Porém, nenhum dos dois tem condições de vencer uma Copa do Mundo num futuro próximo, as próximas três edições. O Campeonato Americano ainda tem uma questão no seu campeonato em que eles valorizam muito o equilíbrio, não a formação de grandes times e esperam que os times formem uma onda que levantem todos. Também vai a questão dos times de lá não possuírem categorias de base, sendo a formação dos jogadores ocorrendo em escolinhas de futebol e universidades. E o México precisa de deixar de ser a seleção que sempre cai muito cedo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram