Almanaque do Basquete: Qual foi o maior jogador? E o menor? Quais os melhores do passado e de hoje?

O Basquete foi inventado em 1891 pelo professor James Naismit, na Associação Cristã de Moços (ACM) de Springfield, Massachusetts. Em inglês ACM é YMCA, que ficou muito mais famoso pela música do Vilage People. O jogo foi criado porque o inverno da região é muito rigoroso, o que impede o jogo de futebol americano ou baseball. As regras mudaram muito com o passar dos anos em grande parte porque não se imaginava que haveria cada vez mais jogadores com características muito diferentes das comuns aos primeiro jogadores. Por exemplo, a altura média dos jogadores da NBA (liga de basquete norte-americana)é de 1,96 enquanto na Holanda, o país médio com homens mais altos, é 1,80. No Brasil é 1,72.

O jogador mais alto da história da NBA foi Manute Bol, com 2,31. Foi o único jogador da história da liga a ter mais bloqueios( ou tocos) do que pontos. Foi mais uma prova que o tamanho de fato ajuda no basquete, pois tinha médias altíssimas de tocos, inclusive o recorde de bloqueios por minuto (quase o dobro do segundo colocado)e o segundo em tocos por jogo. Mas também não é tudo, ele nunca chegou perto de ser campeão, não jogou em grandes times e se fala mais de sua altura e de ter matado um leão e dado 80 vacas para se casar do que de seu jogo. Confirmando que altura não é tudo, foi companheiro de time de Muggsy Bogues, que tinha 1,60, 71 centímetros a menos, o menos jogador da história da NBA, que foi campeão mundial pelos Estados Unidos em 1986. Era um excelente passador, ladrão de bolas e muito rápido.

Manute Bol e Muggsy Bogues. Reparem o tamanho da mão do Bol. Fonte: Homens brancos não sabem blogar

Se possuir 2,13 de altura existe uma chance em cinco de ser um jogador profissional nos Estados Unidos. Apesar disso, é um esporte democrático. Há espaço para jogadores muito pequenos, jogando geralmente como amadores ou muito fortes e pesados, geralmente como pivôs. Os com muita resistência física ou são rápidos jogam geralmente como alas, mas essas não são regras. Existem jogadores especialistas em só uma coisa, os chamados role players, como os defensores, os arremessadores, os que defendem um tipo de jogador, os que aproveitam quando os mais pesados estão em quadra, entre outros. É um esporte de baixa renda nos Estados Unidos, e 80% dos jogadores são negros, mas quase um quarto dos jogadores da NBA é estrangeiro.

Kareem Abdul-Jabbar é o recordista de pontos da NBA, com 44.149 e 46.725 no total(perdendo só para Oscar Schmidt, do Brasil) e teve um arremesso tido como imbloqueável, o sky hook, que é difícil ao ponto da imensa maioria dos profissionais de hoje não conseguirem imitar. Também é o recordista de prêmios de melhor do ano, com seis. Em segundo Michael Jordan, com cinco. Jordan porém tem o recorde de pontos por jogo, o único com mais de 30 e de prêmios de melhor das finais, com seis. Os dois eram conhecidos como grandes defensores, já que no basquete todos atacam e defendem. E é conhecido como melhor jogador que já existiu em 11 de cada 10 listas de todos os tempos. Foi um jogador completo, acima da média em todas as características valorizadas na época, hoje seria considerado ruim no arremesso de três pontos e defesa de jogadores muito mais altos do que ele. Com certeza foi o melhor jogador nos momentos mais decisivos, vencendo todas as seis finais que disputou sendo em todas eleito o melhor da final, mas é tido como o melhor de todos pelo conjunto da obra. foi 10 vezes o melhor pontuador da NBA e em 9 entre os cinco melhores defensores, dois recordes. A ESPN o coloca como maior esportista do Século XX, entre os americanos. É o Pelé do basquete, pois calado também é um poeta. Jordan jogou de 1984 a 2003 e Kareem as décadas de 70 e 80. Ele era Lew Alcindor até se converter ao islamismo.

O recorde de pontos num jogo da NBA é de Wilt Chamberlain, que fez 100 pontos em um jogo. Disse que depois descansou, porque achava muito melhor dizer que fez 100 do que dizer que fez 102. Esse jogo foi em 1962, ano em que teve uma média de 50 pontos por jogo. Wilt também é o recordista de recordes e afirma que já dormiu com mais de vinte mil mulheres, uma média de três a cada dois dias analisando o tempo que teve em sua carreira de mulherengo. Também disse que acreditava que seria muito mais satisfatório ter a mesma mulher mil vezes do que ter mil diferentes. Chamberlain tinha 2,16 de altura e saltava 1,27m  e segundo Arnold Schwarznegger, ainda com quase 50 anos o vencia no levantamento de peso. Foi o jogador fisicamente mais dominante da história da NBA. E está em todas as lista dos 10 melhores de confiança. Jogou nas décadas de 60 e 70.

Will Chamberlain. Fonte: Wikipedia

Qual jogador mais venceu mais na NBA? Seu rival, Bill Russell. 11 títulos em 13 anos. Talvez o melhor defensor que já houve, com grande espírito coletivo e o jogador que mais alterou a história do basquete, com um jogo muito mais físico e querendo defender com tocos e rebotes, não apenas com roubos de bola. Primeiro negro a ser o melhor jogador do time. Jogou até 1969.

O basquete passou a ser mais popular a partir da década de 80, quando Magic Johnson e Larry Bird entraram na NBA. Tinham já uma grande rivalidade no basquete universitário, a categoria de base americana. Os 10 estão em todas as listas dos 10 melhores de todos os tempos. Magic é o recordista de assistencias por jogo e podia jogar em altíssimo nível em todas as posições do basquete. Teve que se aposentar por conta do HIV. Seus passes e visão de jogo são tidas como as melhores que já existiram. É usualmente considerado o segundo melhor que já houve. Bird tem o título de melhor jogador branco que já houve e há a polêmica de que se ele fosse negro jamais citariam tanto seu nome, o que não é uma verdade, ele tem altíssimo nível. Suas costas o impediram de jogar em alto nível até o fim da carreira. Muito inteligente em campo e ótimo arremessador. Os dois participaram com Jordan no Dream Team, seleção de 1992 nas Olimpíadas, o melhor time da história da basquete e talvez o melhor de todos os esportes coletivos. Bird e Magic jogaram nas décadas de 80 e 90.

Quem devemos assistir hoje? Russel Westbrook é conhecido como trem descarrilado, correndo muito e passando por cima de quem estiver na frente. Joga no Houston Rockets, com James Harden, o Barba, conhecido como o canivete suíço do ataque, com todas as ferramentas ofensivas. Giannis Antetokoumpo além de ser um ótimo trava-línguas tem o apelido aberração grega, por ser tipo como o jogador do futuro, jogando em várias posições diferentes, e apesar de ter 2,11 consegue se movimentar em quadra rápido e com habilidade. Stephen Curry, recordista de bolas de 3 em um jogo e em um ano, um dos melhores arremesadores que já houve, se não o melhor. Por último, Lebron James, que faz muitos ficarem na dúvida se Michael Jordan é mesmo o melhor jogador que já houve. Nas duas vezes que trocou de time no ano seguinte eles foram um dos últimos da NBA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram