Como seria a Copa do Mundo de 1942

Na Grécia Antiga as Olimpìadas aconteciam mesmo quando haviam Guerras. As Olimpíadas modernas deixaram de acontecer em 1916 e 1940 por conta de guerra. A Copa do Mundo seguiria o exemplo das Olimpíadas antigas ou das atuais?

Em 1940 a França foi conquistada em seis semanas pela Alemanha. O presidente Jules Rimet transferiu a FIFA da França para Zurique, onde está até hoje, por medo de Hitler fazer a transferência dela para Berlim. Também desistiu de fazer a Copa do Mundo porque pretendia fazer da Alemanha a sede da Copa de 42 e muitos países se recusariam a jogar lá. Inclusive a França, país de Jules Rimet. Havia dificuldades de viagens e menos interesse dos governos e comitês organizadores em financiar uma competição esportiva. Caso deixasse isso tudo de lado, ainda poderia fazer a Copa do Mundo, pois havia interesse do outro lado do Atlântico.

A Guerra não alcançou presencialmente a América do Sul e não haveria impedimentos políticos para os europeus não jogarem aqui. A escolha ficaria entre Brasil e Argentina, pendendo muito mais para a Argentina. Na época era bem mais desenvolvida que o Brasil no futebol. Quase todo time grande brasileiro da década buscava seu craque argentino e a seleção eras freguesa. Houve goleada de 5 a 1 em 1939 em São Januário, maior derrota em casa até os 7 a 1 de 2014.

O esforço de guerra deixaria alguns times de fora da disputa, mas Hitler não iria perder a chance de querer mostrar a suposta superioridade ariana. Apesar disso, se sabe que a Alemanha não teria um bom time em 42, mesmo se juntando aos austríacos, que foram anexados em 38 .Eram dois estilos de jogo bem diferentes. O campeão do campeonato alemão de 41 foi o austríaco Rapid Viena. As dificuldades começam por saber quem viria para cá. A França, dominada pela Alemanha, viria? Havia um governo no exílio, no Marrocos, mas é difícil definir. Jules Rimet faria o máximo para isso acontecer. Cuba esteve em 38, Suíça era sede da FIFA).  Peru e Equador teriam menos candidatos e não haveria melhor chance do que essa. Também não se sabe se veríamos a Escócia. Em 1950 se recusaram a vir porque não ganharam o Campeonato Britânico, mesmo tendo a vaga garantida.

Itália campeã em 1938 no 2-3-5, mesmo esquema tático da Argentina até 1958

Porém Espanha, Portugal, Tchecoslováquia (vice em 34) e Hungria (vice em 38) viriam, por serem favoráveis a Hitler ou neutros. Argentina, Brasil, Uruguai, México e Paraguai também seriam presença garantida. A Inglaterra participaria? Provavelmente, pois estava se saindo mal até aquele momento na Guerra e seria uma oportunidade de aumentar a moral da nação. Eles estavam sofrendo com ataques aéreos e racionamento de alimentos, energia, gasolina e muitos outros produtos. Outras equipes que provavelmente participariam, Suécia (que não parou seu campeonato), Bolívia, Estados Unidos e a bicampeã Itália. Além de ser aliada de Hitler, há uma grande colônia italiana no Brasil e Argentina.

A Argentina era fortíssima, e  como demonstração do seu poder, ganhou quatro Copas América de cinco na década de 40. Perdeu apenas em 42, quando foi vice do Uruguai, que sediou a competição. Tinha Sastre, Moreno,Muñoz, Labruna e Pedernera, grandes craques e com grande entrosamento. Labruna é o segundo maior artilheiro do Campeonato Argentino. A Itália faria uma grande competição, mas não seria páreo para a Argentina. Naquele período não havia a facilidade nas comunicação como temos hoje, o que impediria os italianos de conhecer o alto nível jogado na América do Sul. Em 1938 a Itália teve dificuldades na Copa para vencer o Brasil por 2x1, que era bem inferior à Argentina. Afinal, perdemos deles de 5x1 e 6x1 em 1940. Além disso, até 2002 apenas o Brasil, em 1958, venceu uma Copa do Mundo em outro continente. A Itália também estava em uma entressafra. A base de 38 estava envelhecendo e o Gran Torino ainda estava surgindo, com um jovem Mazzola. Uma conquista italiana não poderia ser descartada, mas era improvável.

Muñoz, Moreno, Pedernera, Labruna e Lostau, no River Plate. O ataque argentino mais famoso
Fonte da foto: http://www.futebolportenho.com.br/2017/06/12/ha-75-anos-o-timaco-do-river-dos-anos-40-era-reconhecido-como-la-maquina/

Argentina campeã. Igualando seus maiores rivais, os uruguaios. O Brasil? Ainda não estávamos no mesmo nível deles no futebol. Porém faríamos uma boa Copa, pois apenas em 30,34 e 66 fomos eliminados na primeira fase. A Inglaterra poderia ser campeã? Entre 39 e 46 não houve campeonato, o que afetaria muito a forma física, convocação dos jogadores e treinamento. Então não haveria meios de título inglês. O Uruguai na década de 40 era inferior à Argentina e ao Brasil no futebol. A aposta mais segura seria em título argentino. Mesmo se a competição fosse no Brasil.

O melhor jogador seria Pedernera ou Moreno, os melhores da Argentina na época. O Brasil faria bonito na Copa, com Leônidas da Silva e Domingos da Guia, mantendo a base que ficou em terceiro em 1938. Adicionaríamos ainda Zizinho, que jogou a Copa América de 42. Alemanha, Tchecoslováquia e Hungria também fariam uma boa Copa. Uma Copa em 42 aumentaria mais cedo seu prestígio, pois as Olimpíadas pararam nas duas guerras mundiais. A Copa do Mundo há muito tempo é o evento mais assistido do mundo, porém em 1950 houve boicotes. Sem essa parada, haveria mais força, o que impediria desistências hoje. Ou imagina alguma seleção hoje desistindo de jogar a Copa?

Jogadores que nunca puderam ir para a Copa do Mundo por conta da Guerra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram