Pra que serve a Copa Mickey (Flórida Cup)?


A resposta mais óbvia para a torcida adversária é pra nada. E muitos da torcida que venceu também diz pra nada. Mas não é bem isso o que acontece.

O Manchester United não ganha o Campeonato Inglês desde 2013. Ainda assim, disputa com Real Madrid e Barcelona o "título" de time mais rico do Mundo. Apesar de dizermos que a maior torcida do mundo é a do Flamengo, isso não é uma completa verdade. O Manchester tem uma torcida gigante na Ásia e costuma fazer amistosos no continente. A conta é fácil, existem mais pessoas na Ásia do que fora. Graças a essas exposição, nunca faltou dinheiro para o time, com muitos ainda comprando suas camisas, vendo seus jogos, se inscrevendo nas suas escolas de futebol e consumindo seus muitos outros produtos. Essa exposição cria um círculo virtuoso, com torcidas crescendo e se auto estimulando, já que um torcedor influencia muitas pessoas em sua volta, como pode ver aqui no Brasil com várias famílias torcendo para o mesmo time.

Mais pessoas moram dentro do círculo do que fora

O Santos se orgulha de ser citado no hino do Olympiakos. Aconteceu porque em uma amistoso eles foram vencidos. Fizeram 17 jogos antes, em seis países e venceram 14, em uma turnê de dois meses. Essas viagens aumentaram muito a fama do time e fez com que ainda hoje fossem um dos times brasileiros mais lembrados no exterior. Esses torneios amistosos estão bem menos comuns hoje, mas em outros tempos fizeram muito sucesso. A Pequena Taça do Mundo, disputada na década de 50 em Caracas, contou sempre com times espanhóis e brasileiros. O Milionários o considera equivalente ao Mundial de Clubes da FIFA, mostrando que se falam mal dos palmeirenses por considerarem a Copa Rio um mundial há clubes que consideram muito menos. Porém, os clubes da época valorizaram a experiência. Os torneios Ramon de Carranza e Teresa Herrera são disputados anualmente na Espanha e já fizeram com que muitos brasileiros comemorassem também a conquista, como o São Paulo, que em 92 goleou o Barcelona na final e fez com que seu título mundial meses depois fosse mais valioso ainda.Os Estados Unidos ainda são o país mais rico do mundo, com o dobro do PIB do segundo colocado, a China. Apenas o estado da Califórnia tem um PIB igual ao do Brasil, que já foi o quinto maior do mundo. Ter a possibilidade de aumentar a exposição do time no mercado consumidor mais rico do mundo já é uma grande vantagem. Mas tem outra, pode-se ajudar a fazer o time a se arrumar. Se queixa muito no Brasil da falta de possibilidades de treino e que os times são rapidamente desfeitos. Esses amistosos permitem aumentar o entrosamento do time e fazer testes sem grande pressão. A pausa da Copa América de 2019 permitiu que o Flamengo ajustasse seu time para o segundo semestre histórico que teve ano passado. Seus jogos-treino nesse período ajudaram bastante. Também se credita o sucesso recente do Athletico ao seu uso do Campeonato Paraense como pré-temporada.
Os campeões do gelo, Atlético-MG. Fonte: Lance

Por último. Algum torcedor escolher não ganhar um título? Que comemorem. O Atlético colocou no seu hino Campeões do Gelo, porque teve um turnê europeia bem sucedida. O Grêmio todos os anos comemora um torneio amistoso vencido em 1935, apesar de não comemorar todos os anos o seu mundial. O Torneio dos Campeões de 1982 foi o último título do América-RJ e considerado por eles seu único título nacional. Na época deixou todos contentes. O Flamengo comemorou até a derrota contra o Liverpool na final do Mundial simplesmente porque conseguiu jogar de igual para igual com eles.

PS: Não torço para o Flamengo e sei que não jogaram de igual para igual, apenas mostrando como as torcidas tem as suas comemorações e não devem ser ignoradas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que camisas de time são tão caras

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que os melhores jogadores dos EUA não costumam competir nas olimpíadas ?