Olimpíadas: Por que seu título vale menos que a Copa do Mundo para os jogadores de futebol?


O futebol feminino não considera sua Copa mais valiosa, apenas o masculino. Mas não é só no futebol masculino que acontece isso,outras modalidades tem títulos considerados mais valiosos. Ganhar a NBA é considerado superior e grandes jogadores são ridicularizados por não terem ganhado o título, mesmo tendo conquistado o Ouro Olímpico. Boxeadores também não o consideram o ponto máximo da carreira, por dois motivos. O boxe olímpico é outro esporte, com outra pontuação e de um estilo bem diferente, além de completamente amador, enquanto um boxeador é hoje o atleta mais bem pago do mundo.

Jogadores de baseball também consideram superior o título da MLB, o campeonato do Canadá e Estados Unidos e se consideram campeões mundiais após a conquista. Os jogos olímpicos ocorrem no mesmo período que a MLB, então os grandes jogadores do país ignoram a competição. É natural que ocorram no mesmo período, afinal a temporada regular do baseball tem 162 jogos, com mais quatro séries de playoffs que podem render mais 28 jogos, num total de 190 jogos, para só depois ser campeão mundial. Com um ano de 366 dias, não é possível a folga olímpica no calendário do baseball, ainda mais levando-se em conta que o jogo é impossível no inverno. Já os tenistas consideram as Olimpíadas apenas o quinto torneio mais importante, perdendo para os Grand Slam. Esses torneios são Roland Garros, Aberto da Austrália, dos Estados Unidos e Wimbledon. O tênis deixou de ser um esporte olímpico em 1928 e voltou apenas em 1984. Esse hiato permitiu que outras competições se tornassem mais tradicionais, além de terem premiação muito maior.


Durante a maior parte da história olímpica os jogadores não poderiam jogar se fossem profissionais, o que diminuía muito o nível da competição em vários esportes. No basquete os Estados Unidos iam sempre com seus jogadores universitários. O amadorismo também causava uma grande distorção, já que países comunistas iam com as suas seleções principais. Ele começou a cair na década de 70 e após os jogos de 88 houve a liberação total, exceto justamente no futebol. Em 92 tivemos o Dream Team, considerado o melhor time de todos os tempos de todos os esportes, com 3 dos 7 melhores jogadores da história do basquete. Ainda assim, todos os grandes jogadores dos Estados Unidos venceram as Olimpíadas, mas nem todos venceram a NBA, então o status olímpico não mudou.  Até 1992 nenhum jogador da NBA participava das Olimpíadas, o que fez com que Oscar nunca fosse para os Estados Unidos. E no futebol?

Até a primeira Copa , em 1930, as Olimpíadas de fato foram considerados o título mais importante. Um terço da renda dos jogos de 1924 vieram do futebol e por conta do título o Uruguai é conhecido como Celeste Olímpico e o gol direto do escanteio feito neles pouco tempo depois deu origem ao gol olímpico. Os ingleses já são profissionais desde a primeira edição do campeonato inglês em 1888/1889. Mas próximo à 1930 a maioria dos países europeus e da América do Sul estavam se profissionalizando. Com a ausência dos jogos em 1932, a criação da Copa do mundo e a questão profissional, o nível já se tornou bem diferente e a diferença aumentou com o passar do tempo.

Puskas no Real. O 5º maior artilheiro do mundo, com 746 gols .
Contra amadores nas Olimpíadas é covardia. Imagem: Wikipedia

Até a segunda guerra mundial não havia uma distorção tão grande da realidade no quadro de medalhas. Mas, de 52 a 80 apenas países comunistas venceram, além de conquistarem 23 de 27 medalhas. Seus atletas oficialmente eram militares, como o Major Puskas, campeão de 1952. Porém, o militarismo era fachada, o que permitia que os comunistas fossem com seus times principais contra os amadores do resto do mundo . Em 84 e 88 profissionais que não tivessem participado de uma copa ou de suas eliminatórias poderiam participar. Em 92 apenas jogadores com menos de 23 foram permitidos e em 96 se permitiu que três jogadores mais velhos participassem.

Muitos acreditam que os melhores resultados de times africanos ocorrem pela imposição física em suas equipes de base (com limite de idade). Também há a suspeita de gatos (jogadores com idade adulterada) por conta de mais dificuldades nesses países de registros oficiais, mas nada comprovado. Os grandes times europeus se queixam de liberarem seus jogadores e por conta disso há a ideia de diminuir a idade ainda mais, o que enfraqueceria mais o torneio. Temos também a questão política envolvida, a FIFA não quer concorrência com a Copa do Mundo, então enfraquece as Olimpíadas. Como uma represália, os Jogos Olímpicos não possuem a competição de futebol de salão nem de areia, enquanto temos basquete  3 contra 3 e vôlei de praia além do hóquei sobre grama, evidentemente muito menos populares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram