História do Brasileirão: A década de 70


Década de 80 do Brasileirão
Competições que deram origem ao Campeonato Brasileiro

O primeiro campeonato nacional foi considerado pelas revistas Veja, Placar e Jornal dos Sports como uma continuação do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, já que disseram que o Fluminense poderia ser bicampeão, e até lá não havia conquistado nenhum torneio nacional além do Robertão de 70. A Veja até falou que o importante seria a oportunidade de mostrar serviço ao Zagallo, técnico da seleção do que o campeonato em si.

A fórmula de disputa do Campeonato de 71, com o nome de Campeonato Nacional, teve apenas 3 times a mais, com apenas um estado participante a mais, o Ceará. Foram 20 equipes, divididos em dois grupos, depois houve uma segunda fase com 12 equipes em 3 grupos. Os vencedores foram para um triangular final. Todo o campeonato foi em turno único. Se considerar essa a primeira edição do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG foi o primeiro campeão, com o São Paulo como o primeiro vice e o Botafogo como o terceiro colocado. Já houve uma segunda divisão nesse ano. Porém, não houve acesso do campeão, Villa Nova, mas do vice, Remo. E,não houve rebaixamento.

Em 1972, houve 26 times, com seis equipes a mais, com cinco estados diferentes e os primeiros representantes da edição norte, do Amazonas e Pará. O campeonato foi de setembro a dezembro, e houve uma segunda fase como quatro grupos de quatro, onde os campeões passaram para as semifinais. Palmeiras campeão, Botafogo vice. O Palmeiras ganhou todos os torneios que teve naquele ano, porém só dois foram oficiais. O primeiro a ganhar o Brasileiro e o Estadual desde o Santos de Pelé(ver o cruzeiro.)

Dando mais um passo para o inchaço do Brasileiro, em 1973 houve 40 clubes de 20 estados. Houve o primeiro caso de doping, Campos, do Atlético-MG. Foi um jogador que pouco tempo antes havia sido convocado para a seleção. Primeira fase com quatro grupos de 10, passam cinco. Depois formam-se dois grupos de 10. E, o quadrangular final com dois de cada grupo. O Palmeiras foi bicampeão, com um grupo muito parecido com o do ano anterior. Ele levou 13 gols em 40 jogos, média de 0,325. O menor número de gols tomados desde 71, e a melhor média de todos, inclusive contando a Taça Brasil e o Robertão. O campeonato foi de agosto a 28 de fevereiro de 1974, acabando um mês antes do campeonato daquele ano.

Em 1974 o campeão foi o Vasco. A grande mudança foi a renda como critério de desempate, o que fez o Nacional-AM e Fluminense se classificarem, com a suspeita de compra de ingressos por patrocinadores pelos amazonenses. Na primeira fase, dois grupos de 20. Passavam dez, com os dez melhores, mais os dois melhores classificados independente do grupo e os dois com melhor renda que ainda não se classificaram. Depois, quatro grupos de seis, e um quadrangular final com os campeões de cada grupo. Disputado entre março e agosto. O que significa que não houve a pausa pra copa do mundo. Muitos acreditam que influenciou na consquista do Vasco. O Palmeiras, bicampeão apenas quatro meses antes, ficou em 11º. São Paulo, vice da mesma edição, ficou em 10º. A Copa do Mundo auxiliou a não aumentar o número de clubes, numa época em que quarenta era considerado o ideal. Em 4 edições, houve final apenas em uma, a de 72.

Em 1975, o Internacional foi o campeão. Já estava com ótimas campanhas, estando entre os cinco melhores desde 1967. O vencedor no campeonato recebia 3 pontos se vencesse por mais de dois gols de diferença e dois se vencesse por menos. 42 clubes, dois grupos de 10 e dois de 11. Cinco vão para a segunda fase, outros pra repescagem. Dois grupos de dez na segunda fase, passando seis pra terceira. Na repescagem passa o campeão dos quatro grupos, sendo dois de cinco e dois de seis. Pode parecer difícil ver utilidade em campeonatos com repescagem, mas é uma forma dos times terem um calendário maior, mas não tirar o valor da primeira fase. Na terceira fase, dois grupos de oito, e passam dois para as semifinais. Sempre com jogo único. Ocorreu entre agosto e dezembro.

Gol iluminado, final de 1975
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=c5fkzzCTz80

A segunda edição da Copa Brasil aconteceu em 1976, com a primeira mudança de nome pós 71. Mais um título pro Inter, que mudou apenas dois jogadores e teve onze jogadores com passagem pela seleção. Teve 84% de aproveitamento, o melhor após o Santos da Taça Brasil. Disputada entre agosto e dezembro, a competição teve 54 times e manteve a regra de três pontos para goleadas. Primeira fase com seis grupos de 9, passam 4, demais na repescagem. Segunda fase com quatro grupos de seis, passam três. Na repescagem, seis grupos de cinco, passa um. Na terceira fase, dois grupos de nove. Passam dois, com semifinal e final em jogo único na casa do melhor time. Todas as fases em jogo único. A semifinal teve a famosa invasão corintiana, em que mais de 70 mil foram até o jogo contra o Fluminense no Maracanã. Na outra semifinal, houve a tabelinha de cabeça entre Falcão, Dadá Maravilha e Escurinho, que causou um ataque cardíaco num torcedor. Dadá conquistou sua terceira artilharia nesse ano, recorde compartilhado com Túlio Maravilha.

A tabelinha de cabeça, semifinal de 76

Pode um time ser invicto, ter 10 pontos a mais que o rival e perder o título? Aconteceu em 77. Houve dois invictos, o vice Atlético-MG e o Botafogo, quinto. O campeão foi o São Paulo. Disputada entre 15 de outubro e 5 de março de 78, teve 72 times. 4 grupos de 10 e 2 de 11, passando cinco. Na segunda fase, seis grupos de cinco, passando três de cada. Na repescagem, quatro de cinco e dois de seis, passando um. Na terceira fase, quatro grupos de seis, passando só o campeão. Graças a isso, o Botafogo foi eliminado, mesmo invicto, pois o Atlético estava no seu grupo. Semifinal em dois jogos  e outas fases em jogo único e somente dentro do grupo. Reinaldo foi o artilheiro, com 28 gols em 18 jogos , melhor média de sempre, nos que tiveram mais de dez jogos.

Em 1978, mais dois times, indo a 74. E, o único campeão do interior, Guarani, de Campinas. Vitória por três pontos acaba nesse ano, mas vale agora para jogos com mais de três gols de diferença. Primeira fase com dois grupos de 13 e quatro de doze. Passam seis. Na segunda fase, quatro de nove, passam seis mais o melhor que não se classificou ainda. Quatro grupos de seis e dois de sete na repescagem, passando campeão mais o melhor que não se classificou ainda. 3ª fase com quatro grupos de oito, passam dois para quartas de final, semifinal e final em dois jogos. O Botafogo teve juntando com 77 uma série de 42 jogos. Disputado entre março e agosto, o que significa que ocorreu no mesmo mês que terminou o campeonato do ano anterior.

Em 1979, o único campeão pós 71, o Inter. 94 times, pela desistência de Corinthians, São Paulo, Santos e Portuguesa, porque queriam entrar na terceira fase como os campeões e vice do ano anterior, Guarani e Palmeiras. Foi o último campeonato feito pela CBD, que virou CBF durante a competição. Apesar de tantos times, a competição foi apenas de setembro a dezembro. Após isso nunca houve tantos times na mesma divisão. Na Copa João Havelange, em 2000, houve três divisões diferentes, porém todos poderiam ser campeões, apesar de ser muito mais difícil pros que saíram das outras divisões.

Os regulamentos foram diferentes em todos os anos, e em vários deles a fórmula de disputa foi muito confusa. Em mais de um ano o campeonato acabou em um ano diferente do que começou e em 77 o melhor time não venceu. Esses problemas não temos por conta do campeonato hoje ser em pontos corridos.
Campeões década de 70

Artilheiros do Campeonato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram