História do Brasileirão, década de 80 parte 2

A confusão que foi a Copa União em 87 causa confusão até hoje. E vemos aqui mais uma vez o quanto a criatividade excessiva na hora de fazer os regulamentos causa problemas.

 Para as demais partes do Brasileirão, aqui a década de 70, aqui a primeira parte da década de 80 e aqui as competições que deram origem a ela.
Os campeões
1986 

Nesse ano o nome voltou a ser Copa Brasil O último a ser decidido nos pênaltis. Provavelmente a mais desorganizada da história, pois gerou a grande confusão de 87 e a Copa União. Nesse ano as três primeiras divisões se tornaram uma só, com 80 clubes
No regulamento deveriam passar 28 dos grupos A-D, os seis primeiros mais os quatro melhores que não passaram. Eles jogaram em grupos de 11. O Vasco não passou e entrou na justiça para ter os pontos de um jogo contra o Sergipe, que teve um jogador dopado. O Vasco ganhou a vaga do Joinville, que foi para a justiça e ganhou a vaga da Portuguesa. Alguns clubes paulistas ameaçaram abandonar a competição e a CBF decidiu passar 33 clubes. Porém, como isso dificultava a tabela, passou mais 3 e fez quatro grupos com 9, em vez de 4 de oito. Os outros quatro clubes vieram dos grupos de E-H, que jogaram em grupos de 9 em turno único.
O regulamento previa que os clubes eliminados na primeira fase estavam automaticamente rebaixados, e também os dois últimos colocados de cada grupo da segunda fase. O Botafogo estaria rebaixado, mas conseguiu no STJD (Supremo Tribunal Esportivo) o direito a ficar na primeira divisão. Na segunda fase: houve turno e returno dentro de cada grupo de. Classificou para a fase final os 4 primeiros colocados de cada grupo. A Fase final teve oitavas de final, quartas de final, semifinais e finais com jogos de ida e volta. Foi disputado entre 30 de agosto e 25 de fevereiro de 1987.  O Campeão foi o São Paulo dos Menudos do Morumbi, um time jovem de grande qualidade, com Muller e Silas como destaques.

1987

Em 1987, a CBF passava por uma grave crise financeira e institucional, por isso em 7 de julho disse que não poderia fazer um campeonato como esse. Como resultado, os treze principais clubes do Brasil, querendo um campeonato mais rentável, decidiram reagir e criaram uma nova entidade, o Clube dos 13,para organizar um campeonato próprio. Este torneio recebeu o nome de Copa União. Foram incluídos apenas dezesseis participantes na nova competição.
O regulamento do torneio de 86 determinava que seriam 28 clubes na Primeira Divisão o que causou protestos de várias equipes que ficaram de fora, como o Guarani e América-RJ, vice e quarto de 86. Por conta disso, apenas uma semana depois de informar a falta de condições, a CBF decide fazer uma competição com dezesseis clubes que ficaram de fora da Copa União, considerando cada competição como um módulo e determinou que os dois primeiros colocados de cada Módulo disputassem um quadrangular final para determinar o campeão brasileiro de 1987. Segundo o Jornal do Brasil de 1987, a fórmula foi pela primeira vez "sugerida" pela entidade em 24 de julho, "anunciada" pela CBF em 28 de agosto, e com o "acordo entre CBF e clubes" anunciado pelo presidente da Confederação em 3 de setembro, antes do início dos campeonato. A Copa União passou a ser o Módulo Verde (com o nome oficial Troféu João Havelange) e a da CBF Módulo  Amarelo (oficialmenteTroféu Roberto Gomes Pedrosa). Dos 28 clubes que deveriam estar na Primeira Divisão, catorze ficaram entre no Módulo Verde (que também colocou Botafogo e Coritiba), e catorze ficaram no Módulo Amarelo (os outros dois foram Sport e Vitória, que não teriam o direito esportivamente). No Módulo Verde, ficaram os membros do Clube dos 13 (os treze primeiros no Ranking da CBF), mais Coritiba, Santa Cruz e Goiás, as maiores torcidas do Pernambuco, Coritiba e Goiás. No Módulo Amarelo, também com dezesseis clubes, seis que haviam ficado entre os dezesseis primeiros no Campeonato de 1986 (Guarani, América-RJ,Criciúma, Portuguesa , Inter de Limeira e Joinville), dois entre os dezesseis primeiros do Ranking da CBF (Guarani e America).
Apesar do acordo, a união de clubes volta atrás e determina que o quadrangular final seja ignorado. Com  isso, Flamengo Internacional , respectivamente campeão e vice do Módulo Verde, decidem não participar do quadrangular, não se apresentaram nas datas definidas e foram eliminados por WO perante Sport e Guarani, respectivamente campeão e vice do Módulo Amarelo, que fizeram os seus jogos, com o Sport consagrando-se campeão brasileiro de 1987 com a chancela da CBF. Contudo, o Flamengo se declarou campeão brasileiro de 1987 por ter vencido o Módulo Verde. Após controvérsias e várias décadas de disputas judiciais, o Sport manteve a condição de único campeão brasileiro de 1987, após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), última instância a que o Flamengo poderia recorrer. Internacionalmente, em 1988 a FIFA declarou que a CBF deveria considerar o Sport como o campeão brasileiro de 1987. Mas ainda hoje há a polêmica. Quem é o verdadeiro campeão de 1987?
O Módulo Verde do Campeonato Brasileiro de 1987 foi recorde de audiência e teve público médio de 20.877 pagantes, o segundo maior da história do campeonato nacional. O fato de ter menos equipes e elas tem grande torcida deve ter dado certa ajuda, porém foi interessante ver pela primeira um torneio simples feito pelos clubes. Infelizmente a ideia não deu certo pela interferência da CBF. Disso surgem várias perguntas, não era muito mais fácil Internacional e Flamengo terem disputado o quadrangular final? Por que os clubes aceitaram o campeonato da CBF se eles já tinham organizado todo o campeonato, inclusive com os direitos de transmissão sendo vendidos por conta deles mesmos? Por que nunca mais se uniram para fazer um torneio? Isso também mostra o que acontece quando contratar um advogado dá mais resultado do que contratar um bom jogador.
A Copa União, teve na primeira fase 16 clubes, jogando todos contra todos em turno único, mas organizados em duas chaves de 8 para efeito de classificação. Na primeira etapa (8 rodadas), os clubes da chave A jogam contra os da chave B; na segunda etapa (7 rodadas), todos os jogos são entre clubes da mesma chave. Em cada uma das duas etapas, classifica-se para a próxima fase o primeiro colocado de cada chave. Após isso  com semifinais e final em ida-e-volta. Foi disputada entre 11 de setembro e 13 de dezembro. O Flamengo foi campeão com um time excelente no papel, porém irregular em campo, pois apesar de ter grandes jogadores, estavam ou entrando na fase final da carreira (Zico, Leandro)ou começando(Leonardo,Jorginho). Tiveram mais empates e derrotas somados do que vitórias, e uma campanha pior do que o Atlético-MG, terceiro colocado.
O módulo amarelo foi disputado entre 13 de setembro e 13 de dezembro com a mesma fórmula de disputa do módulo verde.Na final do módulo houve uma prorrogação sem gols e a decisão foi para os pênaltis. Quando a disputa estava em 11 x 11, Sport e Guarani entraram num consenso determinando o fim da disputa e a divisão do título do Módulo Amarelo. Para não contrariar o regulamento, sob risco de punição por parte da CBF, o Guarani se dispôs a abdicar do título do Módulo Amarelo.Com isso o Sport conseguiu um título que jamais será esquecido, nem por ele, nem por qualquer um que leia mais da história do Brasil
eirão, como o total de títulos. O quadrangular final foi disputado em 1988, entre 24 de janeiro e 7 de fevereiro
1988

O Campeonato de 1988, foi chamado de Copa Brasil pela CBF e como Copa União pelos outros. Nesse ano o acesso e descenso aconteceu corretamente. Caíram quatro e subiram dois. Participaram 24 equipes, as 16 da Copa União de 87, 7 do Módulo Amarelo de 87 e o América-RJ, que segundo o regulamente de 86 deveria ter participado da primeira divisão de 87.
O campeonato teve a inovação de cada partida valer três pontos: em caso de vitória no tempo normal. Em caso de empate, um ponto e disputa de pênaltis com o vencedor ganhando mais um ponto. No jogo Palmeias 1x1 Flamengo o atacante Gaúcho teve que ir pro gol porque o goleiro palmeirense Zetti,quebrou a perna. Na decisão por pênaltis defendeu dois e ainda marcou o seu!!! Foi disputado de 2 de setembro a 19 de fevereiro de 1989.
Na primeira fase, dois grupos de doze. No primeiro turno, os clubes de um grupo enfrentaram os clubes do outro. No segundo turno jogos foram dentro do grupo. Passam os dois primeiros colocados de cada grupo. Os quatro últimos no geral foram rebaixados. Depois com jogos de ida e volta quartas de final, semifinal e final, com vantagem de empate para o clube de melhor campanha. Com a Taça Brasil de 59 e o título de 88, o Bahia é o maior vencedor do Nordeste. O craque Bobô, conhecido pela sua elegância sutil, chegou à Seleção e teve música feita pra ele.
Nomes oficiais do campeonato.           
*Apesar de ser conhecido como Copa União, em 87 e 88 o ncme oficial foi Copa Brasil
1989

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1989 foi o primeiro campeonato brasileiro com esse nome.
. Foi criado um "Torneio da Morte", que seria disputado entre os seis últimos colocado da primeira fase, de onde sairiam os quatro rebaixados. Um jogo foi marcado na última rodada da primeira fase entre Coritiba e Santos   para o sábado. O Coritiba conseguiu uma liminar na justiça garantindo que o seu jogo acontecesse no domingo no mesmo horário dos demais jogos decisivos. A CBF cassou a liminar, mas esta informação teria chegado à Federação Paranaense após o horário de expediente. O Coritiba não compareceu no horário anteriormente marcado, e por isso foi com a derrota, a perda de mais cinco pontos e a eliminação sumária do campeonato já sendo diretamente rebaixado. Então o torneio da morte teve cinco clubes, que jogaram entre si em dois turnos.
Disputada entre 6 de setembro e 16 de dezembro, teve na na primeira fase, dois grupos de onze, jogando em turno único dentro do grupo. Os oito primeiros para a segunda fase, e os três últimos de cada grupo jogavam o Torneio de Rebaixamento. Na segunda Fase, dois grupos de oito, jogando em turno único contra os clubes do outro grupo. Pontos somados aos conquistados na primeira fase. Passa para a final o campeão de cada grupo.

A final teve uma fórmula única. O time de melhor campanha poderia escolher onde jogar o primeiro jogo e se vencesse a primeira já seria campeão. Também seria campeão com dois empates ou com uma vitória e uma derrota. Túlio conquista sua primeira artilharia, recordista com três. O campeão foi o Vasco, conhecido como Selevasco, por ter um time que tinha uma equipe com muito jogadores de seleção como Luiz Carlos Winck, Bebeto, Bismarck e Mazinho. E pela primeira vez o vice não teve vaga na Libertadores, por conta da criação da Copa do Brasil, que dava a vaga ao campeão, nesse ano, o Grêmio.

Artilheiros do Campeonato

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram