História do Brasileirão, Década de 90

Parte um da série
Parte 2
Parte 3
Parte 4


1990
Primeira vez que o campeonato teve 20 equipes, considerado ideal até hoje.Pela terceira vez na história do campeonato, a partida final foi disputada entre dois clubes paulistas. O São Paulo repetiu o mesmo feito no ano anterior, sendo bi-vice-campeão, a primeira vez foi o Cruzeiro, em 74/75. Foi disputado entre 18 de agosto e 16 de dezembro. Foi o primeiro título do Corinthians. Com 9 gols, sendo cinco de falta, Neto ganhou o apelido de craque Neto.
Na Primeira fase  20 clubes jogando todos contra todos em turno único, divididos em dois grupos de 10. Na primeira etapa os clubes da chave A enfrentam os da chave B. Na segunda os jogos são apenas entre clubes da mesma chave. Classificam-se para a fase final os vencedores de cada grupo em cada etapa, mais os outros quatro melhores classificados na soma dos pontos nas duas etapas. Após isso quartas de final, semifinal e final em ida e volta.
1991

O Campeonato ocorreu no começo do ano, entre fevereiro e junho, algo um tanto raro. Foi a segunda final consecutiva entre dois times paulistas. O São Paulo chegou pela terceira vez seguida à final, um recorde. A final, disputada em Bragança Paulista teve um dos menores públicos entre as decisões de Campeonatos Brasileiros: pouco mais de doze mil espectadores. O estádio é pequeno, e o Bragantino não tem tanta torcida.
Nesse ano ocorreu uma das fórmulas mais simples da história do campeonato até então. Parecia que finalmente aconteceria um campeonato brasileiro bem organizado. Porém, a CBF resolveu inchar a edição de  93, que teve 32 clubes, para poder fazer o Grêmio voltar da Série B.A edição de 1991 ficou marcada pelo primeiro rebaixamento de um clube grande do chamado "G-12" do futebol brasileiro, o Grêmio.
Interessante que o Grêmio foi para a Copa Conmebol pelo vice da Copa do Brasil, competição que começou naquele ano, juntamente com o vice, o terceiro e quarto colocados no Brasileiro. Esse método de  classificação continuaria até 1997.Na primeira fase vinte clubes jogando todos contra todos em turno único. Classificam-se os quatro primeiros para a fase final. Semifinal e final em ida e volta. Foi a base para o São Paulo ser campeão mundial. O Flamengo e Grêmio conseguiram após serem vice do Brasileiro, e o Santos ganhou a Taça Brasil de 1961 e depois a Libertadores de 1962. E em 1963 jogou a Libertadores a partir da semifinal.

1992

Outra vez disputado no primeiro semestre, entre janeiro e junho. Depois das duas finais paulistas, uma final carioca. A segunda, já que a primeira foi em 84, entre Vasco e Fluminense. Agora a final foi entre Flamengo e Botafogo, os outros dois grandes do Rio.  A partida final ficou marcada pela queda de grade da arquibancada do Maracanã. Houve aí três mortos e dezenas de feridos. A decisão de inchar o campeonato de 93 foi tomada antes do começo do campeonato.

Nesse ano, vinte jogaram contra todos em turno único, passando oito. Depois os oito se dividiam  em dois grupos. Jogavam em turno e returno.O vencedor ia para a final. A grande questão é , se o campeonato foi tão simples em 91 por quê mudaram? Não havia reclamações. Em 93 não haveria segunda divisão.

1993
O Campeonato Brasileiro ficou inchado e desequilibrado nessa edição, mas em 94 já teve só 24 times. Com isso teve a maior quantidade de rebaixados, com oito clubes. Nesse ano o clube dos 13, os quatro de São Paulo e do Rio,  os dois gaúchos e mineiros, e o Bahia comporiam os Grupos A e B com  Sport, Bragantino e Guarani pelas suas campanhas em 1992. As outras equipes disputariam o os Grupos C e D. Seriam rebaixados nesse ano os quatro últimos colocados dos grupos C e D. Nele estava todos os 12 que que haviam subido da Série B, com exceção do Grêmio. Ou seja: o campeão e o vice da Série B poderiam ser novamente rebaixados, mas o nono colocado, não. Disputado entre setembro e dezembro.
Na primeira fase, os quatro grupos de oito tem todos contra todos dentro do grupo. Mas, nos grupos A e B passam 3 de cada, e nos C e D, apenas dois. Além disso, os dos grupos C e D jogam entre si duas fases intermediárias, com jogos em ida e volta com semifinais e finais intermediárias. Na segunda fase, os oito clubes se dividem em dois grupos de quatro, e de novo jogos em turno e returno, com o vencedor indo para a final, que também teve ida e volta. Disputada entre setembro e dezembro, teve o Palmeiras como campeão e o Vitória como vice, com um time com dois jogadores que seriam campeões da Copa do Mundo de 2002 e vários outros que fariam muito sucesso na década de 90.
94
Pela primeira vez um time é bicampeão estadual e nacional(Palmeiras), depois do Inter de 75/76. Quinta final paulista, entre Palmeiras e Corinthians. Nesse ano caíram dois times. Disputado entre agosto e dezembro, os 24 clubes são divididos em quatro grupos de seis, com jogos dentro de cada grupo, em dois turnos. Passam quatro, sendo que os vencedores dos grupos começam a segunda fase com um ponto extra; os dois últimos colocados de cada grupo vão para a repescagem.
Na segunda fase jogam todos contra todos, em turno único, porém organizados em dois grupos de oito. Na primeira etapa, os jogos são apenas dentro dos grupos; na segunda etapa, contra o outro grupo. Passam para as finais o campeão de cada etapa em cada grupo, além dos dois mais bem colocados que não se classificaram.Na repescagem os oito jogam todos contra todos, em turno e returno. Dois passam para a fase final e dois são rebaixados. Na fase final temos quartas de final, semifinais e final com jogos em ida e volta.
1995
Foi a primeira edição em que todas as vitórias valiam três pontos. Dois times foram rebaixados nesse ano, e dois subiram. Na primeira fase, os 24 clubes jogam todos contra todos, em turno único, organizados em dois grupos de 12. Na primeira etapa os jogos são apenas dentro de cada grupo. Na segunda etapa os clubes enfrentam os do outro grupo. Passam para a fase final apenas os vencedores de cada chave em cada etapa. Caso um mesmo clube viesse a vencer os dois turnos no seu grupo, ganharia um ponto extra para a semifinal e iria para a semifinal a equipe que terminasse em segundo lugar em pontos ganhos no grupo. Semifinal e final em ida e volta.
Disputado entre agosto e dezembro. Terceira artilharia de Túlio, que ganhou o apelido de Maravilha por conta disso, já que empatou com o Dadá Maravilha. O Santos teve um jogo espetacular de Giovanni no 5x2 contra o Fluminense, na semifinal. Na final gol impedido de Túlio, do Botafogo e gol legal anulado do Santos. É impressionante a facilidade que existe em jogos únicos de ocorrer injustiças. 
Artilheiros da Década. Alguns deles foram rapidamente esquecidos. O que acham que motivou isso?

1996
Nesse ano houve um regulamente simples. Na primeira fase os 24 clubes jogam todos contra todos, em turno único. Passam oito. Tepois temos quartas de final, semifinais e final com de dois jogos. Grêmio campeão, vencendo por 3 a 0. No primeiro jogo, 2 a 0 para a Portuguesa, a vice.
Seria um campeonato simples. Mas houve o caso Ivan Mendes. O presidente da comissão de arbitragem estava sendo subornado e manipulando resultados. A CBF decidiu por conta disso não ter rebaixamento nesse ano. O Fluminense, que deveria ter sido rebaixado, porém não foi graças ao Ivan Mendes, o que gera ainda hoje vários memes e piadas com Pague a série B.

1997

A partir desse ano todos os campeonatos foram disputados entre julho e dezembro até a adoção dos pontos corridos . Essa edição teve 26 equipes, pela virada de mesa do ano anterior. (Quando as regras mudam após o campeonato). Foi conhecido como o campeonato do Edmundo. Ele fez seis gols num jogo, um 6x0 contra o União São João de Araras e 29 no campeonato, na época recorde.  Caíram quatro times e subiram dois, o que se manteve em 98 e se manteria em 99.
Na primeira fase, todos contra todos em turno único. Passam oito, que são divididos em dois grupos de quatro. Jogam todos contra todos dentro dos grupos, em dois turnos. O vencedor de cada grupo ia até a final. O clube de melhor campanha tinha a vantagem do duplo empate. Por isso o Vasco foi campeão com dois empates. Nesse ano o Fluminense conseguiu ser rebaixado pela segunda vez seguida na primeira divisão, algo inétido. Porém nesse caso ele de fato jogou a segunda divisão.

1998
Ocorreu algo inédito, o primeiro e o último gol do campeonato foram marcados pelo mesmo jogador, Marcelinho Carioca, do Corinthians. Os 24 clubes jogam todos contra todos, em turno único. Passam oito . Depois temos quartas de final, semifinais e final com disputas em até três jogos (ou duas vitórias). O terceiro jogo foi no campo do melhor colocado.
Pessoalmente acho o melhor modelo que existe para os jogos de mata-mata, apesar de raramente ser utilizado, já que exige mais do calendário. Também foi raro seu uso no Brasileirão, ocorrendo apenas nesse ano, em 99 e 82. Esse também foi o modelo da final da Taça Brasil, enquanto o Robertão tinha quadrangular final. Houve sete casos de jogo único e 21 em dois jogos. 
Como devem ter reparado, naquele tempo o brasileiro tomava metade do ano. Isso fazia o estadual durar a outra metade. Por conta disso eles eram muito mais valorizados. O Cruzeiro nesse ano foi tri vice, na Copa do Brasil, Copa Mercosul e Campeonato Brasileiro. Porém foi tricampeão mineiro.

1999

Neste ano, a CBF mudou o critério de rebaixamento, determinando que seriam rebaixados os quatro clubes que tivessem a menor média de pontos nos campeonatos de 1998 e 1999. A escalação do gato (jogador com idade adulterada)Sandro Hiroshi fez o São Paulo perder os pontos dos jogos contra Botafogo e Internacional no STJD. O Gama seria rebaixado por isso. Porém, foi na justiça comum e ganhou o direito de ficar na primeira divisão em 2000. Mas, a Fifa não permitiu isso e a CBF não pode fazer o campeonato daquele ano, que foi mudado de nome, se tornando a Copa João Havelange.

Na primeira fase  os 22 clubes jogam todos contra todos, em turno único. Passam os 8 primeiros para quartas de final, semifinais e final, tendo essas fases iguais as de 1998. A média de público subiu muito entre 97 e 99, mostrando que o público vai mais ao estádio quando entede o que está acontecendo. Entre 98 e 99 seria a primeira vez que o Campeonato mantém a fórmula de disputa, se o número de clubes fosse o mesmo.

1997
10.497
1998
13.488
1999
17.018


Os campeões da década.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram