Como perdemos a Copa de 98 para a França?


O melhor jogador do Mundo em 94, Romário. O primeiro bicampeão do prêmio, em 96 e 97 e que poderia ser melhor que Pelé, Ronaldinho. Aquele que seria o melhor em 99, Rivaldo. Em apenas nove edições do prêmio o Brasil já tinha quatro títulos. A equipe conseguiu adicionar aos campeões de 94 o segundo melhor do mundo em 97,Roberto Carlos. Ainda é a melhor classificação de um lateral . Um time desse não tinha como dar errado. Mas deu. Como perdemos a Copa?

A história de que o Brasil vendeu a Copa foi uma das primeiras Fake News da internet. Em troca sediaria a edição de 2006. Ou que Havelange queria continuar presidente da Fifa e nos vendeu, mas mesmo assim deixou a presidência. Mas, vamos às dificuldades. A eleição do presidente da Fifa foi antes da Copa. Os jogadores receberiam nessa versão 70 mil dólares cada. Ronaldinho, vendido um ano antes, embolsou só pela transferência 3,45 milhões de dólares. Venderia a Copa por tão pouco? A notícia da época foi que a Nike ameaçou cortar o patrocínio de Ronaldinho. Em quantos segundos outra empresa ofereceria até mais para o primeiro tricampeão do prêmio de Melhor do Mundo? A França ainda era patrocinada pelo concorrente da Nike. Por que venderia o título para uma equipe rival. Por que não sediamos a Copa de 2006? 


Ronaldo e Romário juntos. Poderiam ter 3 Copas juntos. Não tiveram nenhuma

Convocação ruim geralmente é a primeira queixa depois das Copas. Romário, cortado por um estiramento na panturrilha fez muita falta. Ele estaria 100% no mata-mata, mas preferiram não arriscar. Sua dupla com Ronaldinho, Rô-Rô, fez 34 gols em 18 jogos. Aldair e Júnior Baiano não eram nossos melhores zagueiros. Mauro Galvão estava em excelente fase, além de ser uma liderança a mais para o time. Júlio César foi eleito melhor zagueiro do mundo em uma revista alemã e Antônio Carlos não ter jogado uma Copa é uma das maiores injustiças da Seleção. Apesar disso, houve poucas queixas na convocação. O ponto principal era o posicionamento do time. E foi assim que perdemos a Copa.

Aimé Jacquet,técnico da França, disse que para bloquear o ataque do Brasil precisava apenas marcar bem os laterais. Geralmente os laterais rivais se marcavam. Mas na final os volantes franceses auxiliaram na marcação deles. Cafu e Roberto Carlos também atacavam juntos ao mesmo tempo, um risco altíssimo. A cobertura não ocorria bem porque Dunga não tinha mais o fôlego que teve em 94. No tetra Mazinho e Zinho eram os meias. Leonardo e Rivaldo não marcavam tão bem quanto os tetracampeões e nossa zaga ficava desprotegida. O Brasil terminou a Copa com a pior defesa, 10 gols. Só não levou gol em um jogo. Mais uma seleção com excelente ataque e defesa em nível mais baixo. Um revezamento dos laterais minimizaria o problema. Ou uma convocação melhor

Placar maio de 98. Ponto importante; os laterais são primeiramente defensores

O 4-4-2 brasileiro tem grandes falhas. Há dois marcadores e dois apoiadores no meio campo, criando um 4-2-2-2. A distância entre os setores torna o time mais previsível e mercável.  Um volante a mais permitiria que os laterais atuassem melhor como aconteceu em 2002. Além de dar para Dunga e César Sampaio mais chances de subir ao ataque. Eram bons passadores, inteligentes em campo e bons finalizadores. A França  jogou muito bem no no 4-3-2-1,também chamado de Árvore de Natal. O esquema conseguiu eliminar as três principais saídas de bola do Brasil. O espelhamento dele faria maravilhas à Seleção. Mas na época seria visto como excessivo pragmatismo e retranca. Ninguém em 98 tinha dois volantes apoiadores.

Outro problema foi a ausência de bons testes. Não jogamos as Eliminatórios. A seleção de 94 tinha vários jogadores que falharam em 90. Já sabiam que não eram invencíveis. Mas a equipe de 98 completa não teve um grande desafio até a Copa e o excesso de confiança de que a qualquer momento ganharíamos os jogos atrapalhou. Dois gols na final foram por falha tática. Leonardo não marcou ninguém nos escanteios. O que deixou Zidane livre para fazer seus gols. Mas a convocação não tinha muita margem de mudança. Notando essa falha, a CBF chama Luxemburgo para ser o novo técnico. No momento era o melhor técnico do Brasil na questão tática. Talvez seja o melhor que já tivemos nesse aspecto. Mas já era tarde e o time imbatível perdeu em 98. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Melhores que nunca jogaram Copa: Os que seriam craques nas duas Copas que não aconteceram