Santos 2010. A terceira edição dos Meninos da Vila


Quando se procuram os grandes times que tivemos no Brasil quase sempre se lembra daqueles que duraram anos. O São Paulo de Telê, campeão brasileiro e bi mundial. O Santos de Pelé, penta da Taça Brasil e duas vezes tri do Paulista, além do bi mundial. O Corinthians de 98 a 2000, campeão mundial e bi brasileiro. E o Palmeiras da Academia. Porém, há dois grandes times que encantaram muito mas duraram pouco tempo. O primeiro meteoro foi o Palmeiras dos 100 gols, e se fala dele aqui. O segundo, o Santos de 2010. Vamos ver sobre como foi esse time.

Todos os gols na Copa do Brasil

O Santos também passou dos 100 gols. Foram 111 em seis meses, com 34 jogos. Média de mais de três por jogo. No Paulista, primeiro lugar na primeira fase com dez pontos a frente do segundo. Nas semifinais, 6 a 2 no São Paulo, com 3 a 2 na ida e 3 a 0 na volta. Na final, vitória de 3 a 2 na ida, perdendo por 3 a 2 na volta e sendo campeão pela melhor campanha. Foram 41 gols de saldo, em apenas 23 jogos, quase dois por partida. Apesar disso, foi na Copa do Brasil que o time ganhou a sua fama. 

10 a 0 no primeiro jogo, passando para a segunda fase sem precisar do segundo jogo. 4 a 0 no Remo na segunda fase. Na terceira , 8 a 1 no Guarani no jogo de ida. Foi a primeira Copa do Brasil que o Santos venceu. Porém, mostrou aí que um time jovem tem um problema padrão, a instabilidade. Perderam o jogo de volta por 3 a 2. Nas quartas de final, perdem por 3 a 2 para o Atlético Mineiro na ida e vencem por 3 a 1 na volta. Semifinal contra o Grêmio, perdem de 4 a 3 na ida e vencem por 3 a 1 na volta. Já notaram o que fez esse time ficar tão gravado na memória? O jogo ofensivo. Não era aquele time que fazia um gol e se fechava depois. Queria o gol sempre. Robinho foi emprestado por seis meses pelo Manchester City e aproveitou o período aqui para garantir sua vaga na segunda Copa do Mundo que disputou. Todos já sabiam que tinham pouco tempo para aproveitar aquela equipe e queriam o título e a vitória pra já. Na final, 2 a 0 na ida e derrota para o Vitória de 2 a 1 na volta. O Santos teve o artilheiro, Neymar, com 11 gols e o vice, André, com 8. Ainda hoje esse foi o time com mais gols em uma edição da Copa do Brasil. 39 em 11 jogos, média de 3,5

A equipe titular da Copa do Brasil de 2010

O time jogava no 4-2-3-1 que estava se tornando o padrão naquela época. Edu Dracena e Durval já eram mais experientes, mas o apelido Meninos da Vila 3 mostrou como um raio caia várias vezes no mesmo lugar, a Vila Belmiro. Neymar era o novo Robinho. Ninguém imaginava que faria muito mais que seu antigo companheiro.A torcida já pedia Ganso e Neymar na Copa do Mundo. Ganso passou a ser visto como o camisa 10 clássico que a seleção procurava por tanto tempo e não achava. Ronaldinho estava em má fase, Kaká jogava mais adiantado. Robinho também não jogava tanto havia muito tempo. Bem mais adulto que o rei das pedaladas de 2010, ele foi um mentor aos mais jovens e responsável por abrir espaços e dar assistências. 

Além deles, Rafael, goleiro que depois iria para a seleção. Alex Sandro, lateral esquerdo hoje na Juventus e também da seleção brasileira recorrentemente há anos. Arouca, que também já jogou no escrete canarinho. Pará e Wesley, sem tanto destaque mas também importantes. E André, centroavante letal e segundo artilheiro daquele time, mas que foi vendido logo após a Copa do Brasil e não teve mais o mesmo destaque. Robinho também saiu no mesmo período e Ganso se machucou. A mesma base,  foi campeã da Libertadores em 2011. Mas são menos lembrados, porque não eram tão avassaladores. Dorival Junior, técnico em 2010, foi trocado por Muricy Ramalho, mais conhecido por fechar mais suas equipes. E aquele meteoro passou e brilhou muito. Uma pena ter durado tão pouco. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Mata-mata ou pontos corrido? Qual o melhor