Hegemonias nos campeonatos nacionais


O Brasil tem a fama de ter doze times grandes. Já foram dezessete campeões diferentes do Campeonato Brasileiro. Portugal, com um campeonato muito mais antigo teve apenas cinco. Sendo que dois só venceram uma vez.Foram 24 na Inglaterra, porém, é um campeonato muito mais antigo, de 1889. Realmente vencemos no quesito rotatividade de campeões. Mas e no ponto, maiores sequências de campeões, quem são os vencedores?

Se considerarmos apenas o período dos pontos corridos no Brasil, a maior sequência é a do São Paulo, tri de 2006 a 2008. O penta do Santos veio da Taça Brasil, hoje unificada com o Brasileiro. Na Inglaterra, o Arsenal foi tri de 1933 a 35. O Liverpool de 82 a 84. E o Manchester United de 1999 a 2001 e de 2007 a 2009. São os terceiro, segundo e maior campeão da Inglaterra. Porém, o primeiro tri foi o Huddersfield Town, de 1924 a 26. Foram seus únicos títulos. 


Lista dos maiores campeões em alguns países

Entre os que estabeleceram as maiores dinastias de seus países, nem todos são os maiores campeões. A Juventus tem a soma de títulos do segundo e terceiro colocados. O Bayern tem mais do que todos os rivais somados. Mas o Real Madrid não tem uma vantagem tão grande sobre o segundo, tendo um terço apenas a mais que o vice. Nacional é o segundo maior campeão uruguaio, com quatro títulos a menos que o  Peñarol. O Porto é o segundo em Portugal. O Lyon o quarto na França, empatado com o PSG. O Racing é o terceiro maior campeão argentino, com metade dos títulos do líder River Plate e 16 a menos que o Boca Junior. 

No Brasil, o maior campeão unificado é o Palmeiras, com 10 títulos. O Santos é o vice com oito. E nos pontos corridos o maior vencedor é o Corinthians, com quatro. Ter uma grande dinastia não significa que ela fará o clube ser o maior do seu país. E todas elas acabaram. 

Em outros países algumas sequências chamam a atenção. Na Escócia o Celtic é atualmente eneacampeão, com o último campeonato finalizado pela pandemia. Ele também venceu nove seguidos de 66 a 74. O Rangers empatou o enea de 89 a 97. O Rosenborg venceu 13 campeonatos noruegueses, de 1992 a 2004. O Skonto, da Letônia, venceu 14, de 1991 a 2004, sendo o vencedor europeu. O Lincom Red Imps FC, de Gibraltar tem 14 títulos seguidos, de 2003 a 2016, porém durante um período Gibraltar não era afiliado à UEFA, por ser uma colônia inglesa. No mundo o vencedor é o Tafea FC, de Vanuatu, da Oceania, com 15, de 1994 a 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posições e funções no futebol; Parte três

Por que camisas de time são tão caras

Mata-mata ou pontos corrido? Qual o melhor